A tecnologia de informação como ferramenta para otimização da qualidade nos serviços de saúde em Manaus-AM
Keywords:
Processo de análise hierárquica, Tecnologia de informação, Qualidade, Tomada de decisão.Abstract
Este artigo trata do uso de tecnologia de informação (TI), através do método Analytic Hierarchy Process (AHP), como proposta de mudanças na dinâmica da administração, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus. O objetivo deste trabalho foi mostrar que a TI possui relevância na tomada de decisão no que diz respeito à qualidade dos serviços de saúde prestados nos setores de enfermagem da UBS Dr. Geraldo Magela. Propondo uma aproximação do gestor com a realidade da unidade pesquisada. O método utilizado foi o AHP uma vez que, este é um processo de análise hierárquica que busca identificar melhor o problema e permitir assim a tomada de decisão. Na coleta de dados foram aplicados formulários-estruturados, e a estruturação do problema analisado e simulação do AHP foi realizado por meio do software Expertchoice 11. Os resultados da composição dos julgamentos apontam que a melhor alternativa para os usuários é o consultório de enfermagem, sendo que a cortesia e a confiabilidade são as características de qualidade nos serviços mais importantes. A aplicação do AHP aponta aos profissionais de saúde, o nível dos seus atendimentos, ao mesmo tempo permite ao gestor e ao chefe de enfermagem tomar decisões no que diz respeito à qualidade nos serviços oferecidos.
10.13084/2175-8018.v03n05a03Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


