Análise de resíduos como mecanismo de auxílio à redução de impactos ambientais: um estudo de caso em abatedouro
Palavras-chave:
Resíduos. Gestão Ambiental. Processo. Produção.Resumo
Este trabalho relata o estudo de caso em uma empresa abatedoura de bovinos, situada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), trazendo a tona um assunto de muita importância, a gestão ambiental empresarial. Faz uso de uma avaliação do processo produtivo da empresa, dos resíduos gerados em cada uma das etapas do processo e de uma análise dos aspectos e impactos ambientais. Para o alcance dos objetivos, leva-se em consideração os materiais e métodos adotados através de uma revisão da literatura sobre o tema em questão, por meio de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, numa abordagem qualitativa, com vista in loco. Na análise dos resultados obtidos, pôde-se constatar que a mesma necessita de melhorias nas diversas etapas do processo produtivo. Diante disso, e almejando um gerenciamento dos resíduos gerados, buscou-se desenvolver um Programa de Gestão Ambiental (PGA) voltado a pequenas e médias empresas (PMEs) frigoríficas com avaliação criteriosa de cada resíduo gerado no processo produtivo. Certamente este trabalho servirá de modelo para outros projetos que possam trazer melhorias as práticas produtivas, e que profissionais envolvidos possam estar conscientes frente à questão da gestão ambiental em suas empresas. 10.13084/2175-8018.v01n02a05Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


