DESENVOLVIMENTO DE PALMILHAS EM MANUFATURA ATIVA PARA A PREVENÇÃO DE ÚLCERAS NOS PÉS DE INDIVÍDUOS COM DIABETES
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e109584%20Resumen
A diabetes mellitus é caracterizada pela resistência à insulina e/ou produção insuficiente desse hormônio, e tem como uma de suas complicações a neuropatia periférica, que altera a sensibilidade plantar e pode ocasionar aparecimento de úlceras nos pés devido à altas pressões ou agentes traumáticos. As palmilhas personalizadas são um abordagem terapêutica frequentemente indicada para esses indivíduos, visto que contribuem para a redistribuição das pressões plantares e para a redução das forças de cisalhamento, atuando na prevenção dessas lesões e auxiliando no tratamento. Este estudo avaliou a produção de palmilhas personalizadas por prototipagem rápida para a prevenção de úlceras plantares em pessoas diabéticas, com o objetivo de estabelecer um protocolo viável tecnicamente. Esse método foi dividido em etapas, que envolveram processo de escaneamento, modelagem em softwares, impressão 3D e pós-processamento, que inclui o recorte dos materiais de revestimento e a fixação dos mesmos na palmilha. A fabricação de palmilhas por manufatura aditiva demonstrou eficiência e sustentabilidade, visto que há redução de custos, otimização de tempo e materiais, com menor geração de resíduos. Dessa forma, esse método viabiliza uma produção precisa e personalizável, permitindo melhor adaptação às especificidades de cada indivíduo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sofia Maria Mecenas Areias Lima, Vitória Souza de Oliveira, Pedro Henrique Gonçalves (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


