AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E CONFORTO EM SETOR DE FISIOTERAPIA
TESTE PILOTO COM UM COLETE AUXILIAR PARA MARCHA
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2026.e113969Palabras clave:
Ergonomia, Psiquiatria, Saúde, Design, FisioterapiaResumen
A ergonomia física pode contribuir com o treino de marcha realizado com pacientes institucionalizados, verificando questões de usabilidade que podem otimizar a atividade. Nesse sentido, a estabilização do paciente por meio de coletes auxiliares pode ser feita para que o conforto e a segurança sejam mantidos. Com base nisso, esse artigo objetiva avaliar a usabilidade e o conforto de um colete auxiliar para marcha, empregado na rotina laboral de fisioterapeutas. Quanto à metodologia, o estudo caracteriza-se como aplicado, com abordagem quali-quantitativa e objetivo exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, foi realizado um estudo de caso em um Instituto Psiquiátrico. Em relação à instrumentos, foram utilizados: observação, registros fotográficos e de vídeo, Escala SUS e Diagrama de Corlett. Como resultado, a Escala SUS trouxe um resultado (n=65) abaixo da média, indicando problemas de usabilidade, sendo relacionados ao processo de ajuste no corpo do usuário. Por outro lado, o Diagrama de Corlett demonstrou um desconforto moderado na área do pescoço e algum desconforto na região das coxas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Felipe Indalêncio Goulart, Valéria Bussolo Brand, Gabriela Machado Karkling, Rodrigo Augusto de Sousa Cavalcante, Luana Bortoletto-Gonçalves, Eugenio Andrés Díaz Merino, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Diogo Pontes Costa, Giuliano Mannrich (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter nosso trabalho à Revista Ibero-americana de Engenharia Industrial (IJIE), os autores compreendem que seu conteúdo será disponibilizado sob a Licença Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0, que permite o uso, distribuição, troca, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que a autoria seja claramente atribuída e haja referência à publicação original na IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a celebrar acordos adicionais que permitam a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções ou capítulos de livros), desde que haja uma referência clara à autoria e à publicação inicial nesta revista.


