Otimização do refeitório de uma mineradora para o controle e distribuição dos horários de almoço
Resumo
Este trabalho é o resultado de um estudo de caso realizado no refeitório de uma mineradora e teve por objetivo apresentar os principais conceitos da estatística descritiva na resolução de problemas do dia-a-dia das empresas. A empresa em questão apresenta pontos críticos quanto ao fluxo de pessoas no refeitório, ou seja, existem horários de pico onde a demanda sobrepõe a oferta ocasionando uma série de problemas. Em vista disso, foi necessário o estudo de um mecanismo mais viável que permitiu a resolução do problema sem a necessidade de custos elevados. O passo primordial foi obter o tempo de permanência de cada funcionário dentro do refeitório por meio de coletores de dados desenvolvidos para leitura de cartões magnéticos. Para tratar estes dados foi utilizada a estatística descritiva, ferramenta do Microsoft Excel, que permitiu o cálculo das médias com seus respectivos desvios padrões, permitindo assim a distribuição dos horários de almoço por gerência de área de trabalho por meio de um cronograma. A metodologia mostrou ser eficaz pelo fato de permitir uma distribuição linear sem a utilização da capacidade máxima do local, com a possibilidade de se atender a atual demanda com o intervalo de almoço disponibilizado reduzido.
10.13084/2175-8018.v03n05a11Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


