Ferramentas de planejamento para levantamento de inventário de emissão de CO2: estudo de caso
Palavras-chave:
Sustentabilidade ambiental. Emissão de CO2. Planejamento.Resumo
O artigo propõe o uso de ferramentas de controle consagradas no planejamento de obras para avaliação de impactos ambientais da atividade da construção civil. As técnicas tradicionais de planejamento são ferramentas com capacidade para mensuração e identificação de aspectos quantitativos da indústria da construção civil. Esta característica pode permitir a identificação de dados relevantes ao consumo de recursos naturais e emissões de resíduos. Neste contexto, este artigo apresenta avaliação dos impactos de emissão de dióxido de carbono – CO2 em um Estudo de Caso. Os dados de emissão foram levantados por meio de revisão bibliográfica e dados divulgados por instituições com credibilidade internacional. A emissão de CO2 foi identificada por etapa construtiva e estes dados foram apresentados por meio de uso de ferramentas de planejamento como o histograma, a curva S e o gráfico de Pareto. A principal contribuição deste trabalho consiste em demonstrar um método para calcular a Energia Embutida e as emissões de CO2 eq a partir da planilha de serviços de uma obra vinculando os dados de insumos de energia embutida e emissão de dióxido de carbono. No decorrer da pesquisa apresenta-se uma ferramenta na qual se simula os valores de emissões de CO2 eq de uma edificação até a conclusão da obra. Os resultados apresentaram que o modelo selecionado tem requisitos energéticos de 4,23 GJ/m² e emissões de 0,57 tCO2 eq/m². São propostas algumas medidas para redução de emissão de CO2, no final do artigo. 10.13084/2175-8018.v02n04a02Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


