WHEN FASHION EXPRESSES THE HYBRID
DIALOGUES BETWEEN DIY MATERIALS AND DIGITAL FABRICATION IN FABRICADEMY’S FINAL PROJECTS
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e109758%20Resumo
Este trabalho busca contribuir com a difusão de práticas de design de moda em Fab Labs com o uso de materiais DIY (do it yourself, ou faça você mesmo). Estas contribuem para uma postura mais sustentável da moda ilustrando as possibilidades desses materiais, que geralmente se configuram como biomateriais. Para isso, foi utilizado o método de Pesquisa Documental para análise de projetos finais do curso Fabricademy - Textile and Technology Academy da Fab Foundation. Foram mapeados quatro projetos finais desenvolvidos nos anos de 2023 e 2024, que integraram materiais de fabricação pessoal e tecnologias digitais na criação de produtos de moda, a fim de compreender como acontecem tais interconexões. Os resultados apresentam os insumos utilizados, os processos de obtenção e pós-processamento, os produtos gerados e as principais tecnologias de fabricação digital aplicadas. Conclui-se que essa interconexão possibilita a criação de produtos autorais e sustentáveis de valor agregado e estética que evidencia o processo híbrido entre mão-máquina, enquanto a documentação acadêmica contribui para sua difusão e aprimoramento, embora estudos futuros possam ampliar o escopo da análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brunna Gonçalves Ramos, Elisa Strobel do Nascimento , Marta Karina Leite (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


