Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

    Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

    O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

A revista outra travessia aceita trabalhos inéditos voltados para a literatura, a teoria literária e outras artes, redigidos em português, inglês ou castelhano. O periódico aceita artigos de pós-graduandas/pós-graduandos, mestras/mestres e doutoras/doutores.

A submissão dos textos deve seguir as chamadas de publicação lançadas duas vezes ao ano.

Os trabalhos serão submetidos ao conselho de pareceristas da revista após breve análise da pertinência ao tema proposto e às normas de publicação. Sugestões de modificação ou revisão por parte do conselho consultivo serão comunicadas aos autores.

Os pareceres de artigos submetidos são de uso exclusivo da equipe editorial da outra travessia e não serão, sob nenhuma circunstância, publicados, nem divulgados.

Os trabalhos devem ser enviados através do site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/index

 

O original deve ser apresentado em página tamanho A4 na seguinte sequência, com fonte Garamond:

Título do trabalho: centralizado, tamanho 14, espaçamento 1,5.

Subtítulos (quando houver): recuo de 1 cm, em negrito, tamanho 12, espaçamento 1,5.

Nome do autor: tamanho 12, alinhado à direita, espaçamento 1,5.

Instituição: embaixo do nome, sem a utilização de parêntese. Para universidades brasileiras, utilizar as siglas (ex: UFSC; UNB), para universidades estrangeiras ou outras instituições, colocar o nome por extenso e o país (ex: Universidade de Buenos Aires – Argentina).

Resumo: em português, tamanho 11, justificado, espaçamento 1,5. O resumo deve ter entre 100 a 200 palavras. Embaixo, sem separação de linha nem negrito: Palavras-chave: entre 3 e 5, separadas por ponto-e-vírgula.

Abstract, Resumen, Resumé ou Riassunto: em inglês, castelhano, francês ou italiano, tamanho 11, justificado, espaçamento 1,5. Deve ser a versão traduzida do resumo em português. Embaixo, sem separação de linha nem negrito: Keywords, Palabras clave, Mots-clés ou Parole chiavi: entre 3 e 5, separadas por ponto-e-vírgula.

Epígrafes (quando houver): tamanho 12, itálico, alinhado à direita, com o autor da citação embaixo, sem itálico, espaçamento 1.

Texto: O manuscrito deverá estar digitado no editor Microsoft Word, fonte Garamond, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado e com recuo de 1 cm para início de parágrafo. Margens superior e inferior 2,5 cm; Esquerda e Direita 3,0 cm. Os textos deverão ter entre 25.000 a 50.000 caracteres (com espaço) incluindo o resumo, abstract e as referências. Os textos de resenha deverão ter cerca de 10.000 e 15.000 caracteres (espaços, notas e bibliografia incluídos).

Referências no corpo do artigo: devem ser apresentadas em nota de rodapé.

Importante: não aceitaremos o sistema de citação autor: data. Em caso de referências recorrentes deve-se repetir o título e o ano de uma obra já citada, evitando o uso de op.cit. Utilizar Ibidem, apenas em caso de repetição imediatamente posterior de citação da mesma obra. Utilizar Idem., no caso de citação imediatamente posterior de outra obra do mesmo autor. Exemplos:

 

 TIPO

MODELO

Livro

BLANCHOT, Maurice. El libro que vendrá, 1969, p. 237.

Capítulo de livro do mesmo autor

SANTIAGO, Silviano. “Uma literatura anfíbia”, 2008, p. 64-73.

Capítulo de livro de autor diferente

SCHEIBE, Fernando. “Sobre Mallarmé, vontade de jogo”, 2012, p. 174-187.

Artigo publicado em revista

SCHWARZ, Roberto. “Lucrecia contra Martina”. Novos Estudos, 2006, p. 5-6.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. Mana, 1996, p. 33.

Citação de livro recém citado

BLANCHOT, Maurice. El libro que vendrá, 1969, p. 237.

 

Ibidem, p. 157.

Citação de livro do mesmo autor da referência anterior

SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre, 2008, p. 45.

 

Idem. Cheiro forte, 1995, p. 37.

Confrontar

Cf. MARENTES, Luis. José Vasconcelos and the Writing of the Mexican Revolution, 2000.

 

Quando se tratar de uma citação presente num outro suporte utilizar apud., sem necessidade de utilizar caixa alta. Exemplo:

 

Ana Cristina Cesar, apud. SÜSSEKIND, Flora. Até segunda ordem não me risque nada, 2007, p. 52.

 

Citações com 4 ou mais linhas: devem ser separadas do texto por duas linhas, com recuo de 4 centímetros, fonte 10, espaçamento simples. Citações em castelhano, francês, inglês ou italiano podem ser mantidas no idioma original. Para outros idiomas, o autor deve colocar uma nota de rodapé com uma versão do idioma do artigo.

Ilustrações (quando houver): devem ser designadas como figuras, numeradas no texto (fig. 01, fig. 02) com título ou legenda abaixo da mesma.

Referências: tamanho 11, alinhadas à esquerda, espaçamento simples, com uma linha de espaço entre uma referência e outra. A apresentação das referências deve respeitar o padrão ABNT. Exemplos:

 

TIPO

MODELO

Livro

BLANCHOT, Maurice. El libro que vendrá. Caracas: Monte Ávila, 1969.

MARENTES, Luis. José Vasconcelos and the Writing of the Mexican Revolution. New York: Twayne, 2000.

   
   

Capítulo de livro de autor diferente

SCHEIBE, Fernando. “Sobre Mallarmé, vontade de jogo”. In: SCRAMIM, Susana; LINK, Daniel e MORICONI, Italo. (Org.). Teoria, poesia, crítica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012, p. 174-187.

Artigo publicado em revista

SCHWARZ, Roberto. “Lucrecia contra Martinha”. Novos Estudos. n. 75, p. 61-79, jul. 2006.

 

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. Mana. v. 2, n. 2, p.115-144, jan./out. 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93131996000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 26 julho 2014.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar, obrigatoriamente, a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

 

 

 

Política de Privacidade

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources.