A enciclopédia de Arthur Bispo do Rosário

Autores

  • Maria Esther Maciel UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho analisa o conjunto da obra de Arthur Bispo do Rosário, tomando-a como uma espécie de "enciclopédia" híbrida e em afinidade dissonantes com os modelos enciclopédicos legitimados no mundo europeu. Uma enciclopédia que se configura como uma intrincada rede de saberes sobre as coisas do mundo e que nao prescinde de referências afro-americanas, elementos da cultura popular do nordeste, motivos naúticos e alusões à cultura contemporânea do descartável. Nela, o gesto taxonômico está a serviços de uma ordenação que se acaba por revelar em seus excessos uma desordem intrínseca, a qual, por sua vez, não reflete senão a impossibilidade de o mundo ser representado como um sistema suficiente e definitivo.

Biografia do Autor

Maria Esther Maciel, UFMG

Escritora e professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre em Literatura Brasileira pela UFMG e doutora em Literatura Comparada pela mesma instituição, com Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade de Londres. Publicou os livros Dos haveres do corpo (poesia), As vertigens da lucidez: poesia e crítica em Octavio Paz (estudo crítico), Triz (poesia), Vôo Transverso: poesia, modernidade e fim do século XX (ensaios), A memória das coisas – ensaios de literatura, cinema e artes plásticas (ensaios) e O livro de Zenóbia (ficção), dentre outros. Tem vários artigos, poemas e contos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. É pesquisadora do CNPq e desenvolve, atualmente, o projeto de pesquisa “Bestiários Contemporâneos – animais na literatura”. Integra também o projeto internacional "Problematizing Global Knowledge - The New Encyclopaedia Project", do Theory, Culture & Society Centre, da Nottingham Trent University (Inglaterra)

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Intelligentsia, delírio e ironia pós-moderna