A cidade arltiana: diálogos com o expressionismo alemão doi:10.5007/2176-8552.2009n8p105

Autores

  • Janete Elenice Jorge Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A proposta deste trabalho é observar como foi construída a Buenos Aires ficcional de Roberto Arlt no texto Los siete locos e Los lanzallamas e, através das características da cidade que emerge da narrativa, verificar de que maneira o texto arltiano dialoga com o expressionismo alemão. Serão capturados alguns
traços característicos do expressionismo, em especial da pintura expressionista, para reconhecê-los na escritura arltiana. Acredito que o espaço nos romances de Arlt, relacionado à modernidade e à urbanização como fator negativo, também pode ser encontrado no expressionismo alemão numa releitura que coloca em diálogo as inquietações de alguns artistas alemães com as do escritor argentino.

Biografia do Autor

Janete Elenice Jorge, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Curso de Pós Graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Literatura na área de Teoria Literária também pela UFSC. Possui Bacharelado em Língua Espanhola e Literaturas (2005) e Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas (2009) pela mesma universidade, é também pesquisadora do Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos da UFSC.

Downloads

Publicado

2009-12-07