O duplo nos contos de Machado de Assis: Capítulo dos chapéus

Autores

  • Anna Palma UFSC -Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2010n6p181

Resumo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na literatura ocidental do séc. XIX se afirma a tradição d

 

o duplo nos contos de diferentes autores, como Poe e Gogol, citados neste trabalho. Machado de Assis, autor brasileiro, mas cujos conhecimentos literários o colocam entre os outros autores ocidentais em geral, também faz do duplo uma característica de vários de seus contos. Urn deles, Capítulo dos Chapéus, pertencente à coletânea Histórias sem Data, é objeto da análise contida neste trabalho, visando aprofundar a importância da descoberta do duplo na sua narrativa. Críticas sobre Machado e suas obras, são aqui consideradas para demonstrar a "intenção do duplo" na construção da trama e das personagens neste conto e em 0 Espelho.

As personagens femininas assumem uma importância fundamental no final desta análise, dentro da narrativa com a presença do duplo, abrindo o caminho para uma maior investigação do papel das mulheres nas obras do autor carioca do séc. XIX.

Biografia do Autor

Anna Palma, UFSC -Florianópolis - SC

Possui graduação em Letras Língua Italiana pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Doutoranda em Teoria Literária na UFSC, pesquisando sobre as traduções de Machado de Assis em italiano, e traduzindo contos de Machado de Assis. Trabalha como professora de Língua Italiana e como Tradutora.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-10-28

Edição

Seção

"O Homem subterrâneo"