Apresentação

Autores

  • Tereza Virginia de Almeida Universidade Federal de Santa Catarina
  • Susan A. de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucia de Oliveira Almeida Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2011n11p7

Resumo

Apresentação

Biografia do Autor

Tereza Virginia de Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Português-Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1985, Tereza Virginia de Almeida é mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Doutorou-se na PUC/Rio em 1995, sob orientação da Profa. Dra. Heidrun Krieger Olinto, tendo pesquisado a parte experimental de sua tese, A ausência lilás da Semana de Arte Moderna: o olhar pós-moderno, sob supervisão da teórica Linda Hutcheon na Universidade de Toronto no Canadá entre os anos de 1993 e 1994. Entre 1996 e 2006, atuou como Professor Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2006, é Professor Associado em Literatura Brasileira na mesma instituição. Publicou sua tese em 1998 pela Editora Letras Contemporâneas. Em 1999, esteve em estágio de pós-doutorado junto à Universidade de Stanford nos Estados Unidos, sob supervisão de Hans Ulrich Gumbrecht e Jeffrey Schnapp. Em 2000, iniciou suas pesquisas no âmbito da música popular brasileira e trabalhou ativamente na extensão universitária através do Projeto Floripa m composição. Em 2004, criou junto ao Centro de Comunicação e Expressão da UFSC o Núcleo de Estudos Poético-Musicais, o Nepom (http://www.nepom.ufsc.br), que coordenou até 2009. Ainda no Nepom, atua como editora da Revista de Estudos Poético-Musicais (http://www.repom.ufsc.br). Atualmente, se dedica tanto em sua pesquisa quanto em suas orientações de mestrado e doutorado, às diferenciadas formas de relação entre música e literatura. É, ainda, coordenadora do Dicionário de Música Popular em Santa Catarina, dicionário on line, desenvolvido como projeto dedicado à iniciação científica. Tereza Virginia é poeta, compositora e cantora. Lançou em 2008 o Cd Tereza Virginia e em 2011 o Cd Aluada e o DVD A Outra, ambos resultados do Prêmio Elizabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cuitlura.

Susan A. de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Literatura e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coordena atualmente o NEPOM, Núcleo de Estudos Poético-Musicais da UFSC.

Lucia de Oliveira Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras (inglês-português) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em (Estágio na Espanha) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Foi professora substituta de Teoria Literária em 2009 e 2010 na UFSC. Portanto tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: periodismo, crítica cultural, literatura, critica cultural e revistas.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Apresentação