OuBaPo: quadrinistas arquitetando labirintos de onde pretendem tentar escapar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2012n13p137Resumo
Criado em 1960 por um grupo de escritores franceses, o OuLiPo - Oficina de Literatura Potencial - influenciou artistas de todas as áreas com seus jogos de criatividade que misturavam técnicas científicas e artísticas para criar trabalhos experimentais de alta complexidade e qualidade. Seguindo o exemplo do grupo, quadrinistas do mundo inteiro hoje experimentam novas formas de criar histórias em quadrinhos, explorando os limites do desenho, do texto, e da linguagem dos quadrinhos.
Esse artigo traz um estudo inicial da história do OuBaPo, uma lista de exemplos e possibilidades de restrições possíveis, e alguns exemplos reais de trabalhos criados a partir dessas restrições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
![CC-by-NC icon](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/99/Cc-by-nc_icon.svg/88px-Cc-by-nc_icon.svg.png)
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.