Tennessee Williams: gêneros em profusão

Autores

  • Renata Farias de Felippe UFSM
  • Xênia Amaral Matos UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2012n14p143

Resumo

O melodrama é um gênero que se desenvolveu na França do século XVIII, o qual se caracteriza, principalmente pelo gosto por temas familiares e amorosos abordados de forma emotiva.  Tal gênero influenciou diversos autores, entre os quais se destaca o autor norte-americano Tennessee Williams. Por mais que Williams seja reconhecido por suas peças teatrais, ele escreveu contos altamente influenciados pelo melodrama, bem como pela autoficção.  O presente artigo analisa três desses contos – “Grand”, “O homem da poltrona estofada” e “A semelhança entre o estojo de violino e um ataúde” - enfatizando os elementos do gênero  melodramático; as representações queer e os elementos da autoficção presentes nos três contos.

Biografia do Autor

Renata Farias de Felippe, UFSM

Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria.

Xênia Amaral Matos, UFSM.

Acadêmica do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista do projeto “O melodrama na literatura brasileira: gêneros e autoria”, mantido pelo REUNI.

Downloads

Publicado

2013-06-19