No limite do silêncio: a cena mínima de Samuel Beckett

Autores

  • Fernando Mesquita de Faria Universidade Federal da Integração Latino-americana

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2013n16p133

Resumo

O artigo pretende demonstrar, por reconhecimento, a apropriação do silêncio na dramaturgia de Samuel Beckett. As múltiplas funções e as possibilidades de articulação dramatúrgicas tornam o silêncio tão importante quanto os sons e seu estudo passa a ser essencial para compreendermos os aspectos sonoro-musicais que envolvem a obra do autor, sobretudo por virem associadas a uma linguagem verbal. A estrutura elíptica das suas peças, a exploração sonora de palavras e frases, a escassez de cenários e objetos cênicos, somados ao silêncio, podem produzir um efeito sinestésico no leitor/espectador e são indícios que nos levam a uma reflexão, servindo como álibi para melhor decifrarmos a obra beckettiana.

Biografia do Autor

Fernando Mesquita de Faria, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Professor Adjunto I nos cursos Letras - Artes e Mediação Cultural e Cinema e Audiovisual, na Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA

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Publicado

2014-07-11

Edição

Seção

Artigos