Leituras ao redor do silêncio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2018n26p42

Resumo

Algumas obras do artista e poeta belga Marcel Broodthaers (1924-1976) são apresentadas nesse artigo como uma forma de trazer uma reflexão acerca da interseção entre a prática literária e artística, tendo como principal pilar leituras em torno do silêncio. Propondo uma nova relação entre poesia, artes e mídias, Broodthaers cria obras ressaltando os interesses gráficos do poeta, ao mesmo tempo em que oblitera as palavras. Essa desestabilização do poder das palavras trouxe para sua produçãoa ênfase na imagem porém em um espaço de escrita. Nas obras Un coup de dés e Pense-Bête, por exemplo, Broodthaers trabalha por cima de obras já existentes, distorcendo a ideia de originalidade, e principalmente explorando a vulnerabilidade da palavra e do sentido. Encobrindo palavras e engessando livros, Broodthaers chama atenção para a leitura do substrato, definido pelo poeta e crítico Craig Dworkin, em No Medium, como o que resta para ser lido. Assim, entre o dito e o não dito, palavra e imagem, Broodthaers suscita um novo olhar para o papel da literatura, das artes e das mídias.

Palavras-chave: Broodthaers; silêncio; substrato

Biografia do Autor

Deborah Walter de Moura Castro, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL- MG)

Professora de Língua e Literatura Inglesa, poeta e artista, é autora de dois livros de poemas "Meias palavras são razão do forte vento" e "Só posso ir embora depois que jogar minhas palavras no poço". Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), é mestre em Literatura de Expressão Inglesa (UFMG/ 2007) e doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UFMG/ 2016). Tem como principais interesses os estudos das relações entre palavra e imagem, novas poéticas e poéticas do silêncio, e atualmente tem atuado em áreas relacionadas à literatura e saúde. 

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2020-09-25 — Atualizado em 2020-12-07

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