¿Qué es lo que en realidad están haciendo ahí? Um gesto provocativo na obra de Mario Bellatin
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2019.e73061Resumo
O presente trabalho se propõe a iniciar uma investigação sobre a presença de um gesto provocativo na obra do escritor mexicano Mario Bellatin. Esta hipótese parte da leitura dos textos Underwoord Portátil, modelo 1915 (2005), Disecado (2011) e Escribir sin escribir (2014). A presença do gesto é buscado inicialmente nos relatos de alguns Acontecimentos de Escritura presentes nos textos selecionados, e está pensado a partir de duas dimensões inter-relacionadas: a) a provocação através da construção de uma figura autoral ambígua; e b) a provocação através de determinados procedimentos de escritura. A discussão nos leva a sugerir que o gesto provocativo bellatiniano atua uma busca pela condição comunitária da escritura.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O autor como gesto. Em: Profanações, p.55-63. São Paulo: Boitempo, 2007.
AIRA, César. Nouvelles Impressions du Petit Maroc. Tradução: Jorge Wolff. Edição bilíngue [português/castelhano]. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2011.
AIRA, César. La nueva escritura. Publicado en el Boletín nº8 del Centro de Estudios de Teoría y Crítica Literária (Universidad Nacional de Rosario, Rosario, octubre de 2000, p.165-170). Acessado em 21/08, às 16h50, no endereço www.multiversos.com.ar/teoria-literaria/la-nueva-escritura-cesar-aira.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução: Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
AURÉLIO Buarque de Holanda Ferreira. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A., 1988.
AZEVEDO, Luciene Almeida de. Autoficção e literatura contemporânea. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n.12, 2008.
BELLATIN, Mario. Obra reunida. Tres Cantos, Madrid: Alfaguara. Santillana Ediciones Generales, 2013.
BELLATIN, Mario. Obra reunida 2. México: Alfaguara. Santillana Ediciones Generales, 2014.
BARTHES, Roland. A morte do Autor. Em: O rumor da língua, p.57-64. Tradução: Mario Laranjeira. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CHERRI, Leonel. La repetición como experiencia. Facultad de Humanidades y Ciencias (FHUC) de la Universidad del Litoral (UNL). Apresentado no “IV Congreso Internacional Cuestiones Críticas” em versão adaptada, com o título La imagen del autor en Mario Bellatin y el pequeño dispositivo pedagógico, 2015.
COTE BOTERO, Andrea. Mario Bellatin: El Giro Hacia El Procedimiento y La Literatura Como Proyecto. 2014. Publicly Accessible Penn Dissertations. 1244.
DELEUZE, Gilles. A vida como obra de arte. Em: Conversações (1972-1990), p.122-130. Tradução: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Em: Ditos e Escritos. Vol.III. Estética: literatura e pintura, música e cinema, p.264-298. Organização e seleção de textos: Manoel Barros da Motta. Tradução: Inês Autran Dourado Barbosa. 2ª edição - Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2009.
KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: autoficcção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. Tese de Doutorado em Letras. Literatura Comparada. Rio de Janeiro: UERJ, 2006.
KLINGER, Diana. Escrita de si como performance. Em: Revista Brasileira de Literatura Comparada, nº12, p.11-30, 2008.
LADDAGA, Reinaldo. Espectáculos de realidad. Ensayo sobre la narrativa latinoamericana de las últimas dos décadas. Rosario, Argentina: Beatriz Viterbo, 2007. Acessado em: Revista Comunicação&política, v.24, nº3, p.159-178.
LINK, Daniel. El escritor como “forma-de-vida”. Conferência leída en el marco del I Festival Internacional de Literatura en Tucumán. San Miguel de Tucumán: 11 de julio de 2015. (Versão adaptada em Revista Landa nº0, ano 2012).
NANCY, Jean-Luc. A comunidade inoperada. Tradução: Soraya Guimarães Hoepfner. 1 ed. - Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
OLMOS, Ana Cecília. Transgredir o gênero: políticas da escritura na literatura hispano-americana atual. Revista de estudos de literatura brasileira contemporânea, n.38, jul/dez. 2011, p.11-21.
PROCKNOV, Rafaela Cassia. Uma estética da existência: vida e escritura em Mario Bellatin. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Letras Modernas. São Paulo, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. Tradução: Ângela Leite. São Paulo: Editoria 34, 1996.
SAER, Juan José. O conceito de ficção. Tradução: Joca Wolff. Em: Revista Sopro, nº15, agosto de 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.