Narrativas/Máquinas performáticas: um diálogo entre literatura e performance

Autores

  • Daniel Almeida Machado
  • Angela Maria Guida

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2020.e73656

Resumo

Por seu caráter compósito, a literatura há muito revela-se como um terreno fértil para experimentação e diálogo com outras manifestações artísticas, como bem nos revela Roland Barthes em sua Aula (1977) e S/Z (1970). Não obstante, a estética contemporânea é marcada por uma volta do corpo no cerne de suas discussões, o que nos faz pensar em um diálogo entre a arte literária e a arte performática. Neste sentido, o presente trabalho pretende dialogar poemas da escritora gaúcha Angélica Freitas, em Um útero é do tamanho de um punho (2017), e performances da artista visual paraense Berna Reale, compreendendo a constituição do texto literário como uma “narrativa performática” (RAVETTI, 2002) e que o diálogo entre literatura e performance criam uma “máquina performática” (AGUILAR; CÁMARA, 2017).


Palavras-chave: Narrativas performáticas; Máquinas performáticas; Literatura e performance; Angélica Freitas; Berna Reale.

Referências

AGUILAR, Gonzalo; CÁMARA, Mario. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Trad. Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

ALEIXO, Ricardo. Modelos Vivos. Belo Horizonte: Crisália, 2010.

ALEIXO, Ricardo. “Fruto estranho”, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=We5PnoIFhv4. Acesso em: 01 maio 2020.

BARTHES, Roland. S/Z. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

BARTHES, Roland. Aula. 15. ed. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. 3. ed. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das letras, 1999.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.

FARIA, Amanda Beraldo. “Amélias: imagens da mulher de verdade na canção de Ataulfo Alves”. Revista brasileira de estudos da canção. n. 6, p. 104-124, jul./dez. 2014. Disponível em: http://rbec.ect.ufrn.br/data/_uploaded/artigo/N6/RBEC_N6_A8.pdf. Acesso em: 01 maio 2020.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 15. ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Companhia das letras, 2017.

KUHNERT, Duda. “Nas artes”. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (Org.). Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, pp. 75-104.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de.. Literatura e artes plásticas: o künstlerroman na ficção contemporânea. Ouro Preto: UFOP, 1993.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. 4. ed. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 2015.

RAVETTI, Graciela. “Narrativas performáticas”. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Orgs.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Poslit/FALE/UFMG, 2002, pp. 47-68.

REALE, Berna. “Sim senhor”, 2010. Disponível em: https://nararoesler.art/usr/library/documents/main/69/gnr-berna-reale-portfolio.pdf. Acesso em: 01 maio 2020.

REALE, Berna. “Duas”, 2015. Disponível em: https://nararoesler.art/usr/library/documents/main/69/gnr-berna-reale-portfolio.pdf. Acesso em: 01 maio 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-26