Entre roteiro e imagem: reflexões sobre espaço e crítica sociopolítica em Bacurau (2019)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2024.e98367Palavras-chave:
Bacurau, Roteiro, Literatura e Cinema, Narratividade, EspaçoResumo
Este estudo enseja analisar os elementos narratológicos na escrita do roteiro de Bacurau (2019), em diálogo com a sua obra fílmica homônima, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, fornecendo uma investigação pertinente quanto à linguagem de roteirização utilizada para conduzir a construção de diálogos que desafiam fronteiras narrativas e estéticas, trazendo à tona reflexões sobre o espaço em sua função transgressora, com o intuito de interpretar as presenças que inferem conflitos sociopolíticos. Almejamos, assim, compreender como a narratividade roteirizada representa o espaço, ao tempo que constrói uma narrativa complexa que dialoga com questões sociopolíticas contemporâneas. Por meio de uma abordagem fundamentada em estudos teóricos de cunho literário, cinematográfico e espacial, buscamos desvelar as múltiplas camadas de significado presentes nas narrativas. Ao realizar esta empreitada, aspiramos contribuir para o aprofundamento do debate e compreensão da hibridização entre literatura e cinema, bem como da apreciação e análise da expressão artística que estimula esse encontro: a roteirização.
Referências
BACURAU. Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles. Produção: Emilie Lesclaux. Pernambuco: Globo Filmes, 2019. cor. 132min.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: as artes do fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Artemídia Rocco, 1995.
CRUZ, Jorge Luiz. Roteiro: obra invisível. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 4, n. 4, p. 136-157, mar. 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/42760. Acesso em: 06 ago. 2024.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La Production de l’espace. 4. ed. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão início – fev. 2006.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros: O som ao redor: Aquarius: Bacurau. – 1ª ed. – Companhia das Letras, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.