A retórica do indizível em “A casa de Adela”, de Mariana Enriquez
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2024.e99796Palavras-chave:
Desaparecimento, Mariana Enriquez, Literatura fantásticaResumo
O tema do desaparecimento é um fio condutor frequente em diversas narrativas de Mariana Enriquez, escritora argentina conhecida por suas obras de horror e terror que evocam problemáticas sociais da América Latina. A figura do desaparecido em seus contos traz à tona, principalmente, as agruras da ditadura militar argentina, marcada pelo massivo desaparecimento de vítimas. Nesse sentido, no presente artigo analisamos a construção do horror no conto “A casa de Adela”, presente na coletânea As coisas que perdemos no fogo (2017), em sua relação com a temática da desaparição. Para tal, valemo-nos de discussões teóricas sobre a literatura fantástica, especialmente da noção de retórica do indizível de Jean Bellemin-Noël (1971). A partir da análise tecida, percebemos que o horror construído na escritura de Enriquez não está relacionado somente ao uso de convenções temáticas do fantástico e do gótico, mas também à questão representacional do indivíduo desaparecido.
Referências
BELLEMIN-NOËL, Jean. “Des formes fantastiques aux thèmes fantasmatiques”. Littérature, n°2, p. 103-118, 1971.
BYLAARDT, Cid Ottoni. “Comissão das lágrimas: o horror é representável?”. Revista do Centro de Estudos Portugueses, v. 35, n. 54, p. 101-115, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/31202. Acesso em: 08 ago. 2024
CARROLL, Nöel. Filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas, Papirus, 1999.
ENRIQUEZ, Mariana. As coisas que perdemos no fogo. Tradução de José Geraldo Couto. 1. ed. [S. l.]: Intrínseca, 2017. E-book kindle.
ENRIQUEZ, Mariana. Entrevista con la escritora argentina Mariana Enriquez. História da ditadura: novas perspectivas. n.p., 20 fev. 2018. Disponível em: https://www.historiadaditadura.com.br/post/entrevista-con-la-escritora-argentina-mariana-enriquez. Acesso em: 12 nov. 2022.
ENRIQUEZ, Mariana. Entrevista com Mariana Enriquez: TAG Livros. TAG Livros, 2023. Disponível em: https://www.taglivros.com/blog/entrevista-mariana-enriquez-tag-livros/#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20na%20Argentina%2C%20a,a%20aus%C3%AAncia%20de%20um%20t%C3%BAmulo. Acesso em: 26 jun. 2024.
GLOCER FIORINI, Leticia. Os desaparecidos: limites e expansões da representação. Revista De Psicanálise Da SPPA, v. 15(1), 2008, p. 123–141. Disponível em: https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/485. Acesso em: 08 ago. 2024.
ROAS, David. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Tradução de Julian Fuks. 1 ed. São Paulo: Unesp, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.