As Mudanças Estratégicas em uma Cooperativa de Eletricificação Rural: um olhar a partir das escolas de formação de estratégias

Autores

  • Jorge Oneide Sausen UNIJUÍ - Ijui - RS
  • Martin Ledermann UNIJUI - Ijuí - RS
  • Jairo Roberto Fachi Empresa Jornalística Sentinela

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetiva a compreensão do processo de mudança e adaptação estratégica de uma organização do ramo cooperativista, especificamente de eletrificação rural, observando o contexto e o conteúdo do processo de mudança ao longo do histórico de vida desta organização. Nascida sob a égide do empreendedorismo teve nesta perspectiva a sua principal estratégia de crescimento. Em termos de metodologia utilizada, trata-se de um estudo de caso, com características da abordagem histórica, longitudinal e contextualista. O estudo, interpretado à luz dos pressupostos das escolas de formação de estratégias, mostra as influências de uma gestão empreendedora no crescimento da cooperativa, os impactos dos fatores políticos e conjunturais no processo de mudança da organização, como também da presença das instancias governamentais nas decisões e ações da cooperativa.

Biografia do Autor

Jorge Oneide Sausen, UNIJUÍ - Ijui - RS

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor titular na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, no Programa de Mestrado em Desenvolvimento, onde responde pela Coordenação Geral do Programa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento e Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança e adaptação estratégica, estratégias competitivas, alinhamento estratégico organizacional, redes de cooperação e desenvolvimento local e regional. http://lattes.cnpq.br/5913833180837421

Martin Ledermann, UNIJUI - Ijuí - RS

Possui graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing (2004) e Pós-Graduação Stricto Senso (Mestrado) em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007). Além disso, possui grande experiência em atividades de consultoria e assessoria voltadas à gestão de Marketing em empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jairo Roberto Fachi, Empresa Jornalística Sentinela

possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Cruz Alta (2000).Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de Cruz Alta(2002). Atua como jornalista em dois veículos: na emissora educativa Unijuí FM e no Jornal da Manhã na editoria de política, ambos em Ijuí. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo impresso e radiojornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: radiojornalismo, jornalismo opinativo, processo de edição (rádio e jornal), jornalismo especializado, gestão da comunicação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

12-01-2007

Como Citar

Sausen, J. O., Ledermann, M., & Fachi, J. R. (2007). As Mudanças Estratégicas em uma Cooperativa de Eletricificação Rural: um olhar a partir das escolas de formação de estratégias. Revista De Ciências Da Administração, 9(17), 53–70. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos