As Mudanças Estratégicas em uma Cooperativa de Eletricificação Rural: um olhar a partir das escolas de formação de estratégias

Jorge Oneide Sausen, Martin Ledermann, Jairo Roberto Fachi

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetiva a compreensão do processo de mudança e adaptação estratégica de uma organização do ramo cooperativista, especificamente de eletrificação rural, observando o contexto e o conteúdo do processo de mudança ao longo do histórico de vida desta organização. Nascida sob a égide do empreendedorismo teve nesta perspectiva a sua principal estratégia de crescimento. Em termos de metodologia utilizada, trata-se de um estudo de caso, com características da abordagem histórica, longitudinal e contextualista. O estudo, interpretado à luz dos pressupostos das escolas de formação de estratégias, mostra as influências de uma gestão empreendedora no crescimento da cooperativa, os impactos dos fatores políticos e conjunturais no processo de mudança da organização, como também da presença das instancias governamentais nas decisões e ações da cooperativa.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Ação Cooperativa; Mudança Estratégica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.