The Strategic Changes in a Cooperative of Agricultural Electrification: a look from the strategies formation schools

Authors

  • Jorge Oneide Sausen UNIJUÍ - Ijui - RS
  • Martin Ledermann UNIJUI - Ijuí - RS
  • Jairo Roberto Fachi Empresa Jornalística Sentinela

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

This article is resulted of a research that objective the understanding of the process of change and strategic adaptation of an organization of the cooperative branch, specifically of agricultural electrification, observing the context and the content of the process of change throughout the description of life of this organization. Been born under égide of the entrepreneurship it had in this perspective its main strategy of growth. In terms of used methodology, one is about a case study, with characteristics the historical, longitudinal and contextualist boarding. The study, interpreted to the light of the estimated ones of the schools of formation of strategies, it shows the influences of an enterprising management in the 17 growth of the cooperative, the impacts of the conjunctural and politic factors in the changing process of the organization, as well as the presence of the governmental instances in the decisions and action of the cooperative.

Author Biographies

Jorge Oneide Sausen, UNIJUÍ - Ijui - RS

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor titular na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, no Programa de Mestrado em Desenvolvimento, onde responde pela Coordenação Geral do Programa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento e Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança e adaptação estratégica, estratégias competitivas, alinhamento estratégico organizacional, redes de cooperação e desenvolvimento local e regional. http://lattes.cnpq.br/5913833180837421

Martin Ledermann, UNIJUI - Ijuí - RS

Possui graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing (2004) e Pós-Graduação Stricto Senso (Mestrado) em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007). Além disso, possui grande experiência em atividades de consultoria e assessoria voltadas à gestão de Marketing em empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jairo Roberto Fachi, Empresa Jornalística Sentinela

possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Cruz Alta (2000).Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de Cruz Alta(2002). Atua como jornalista em dois veículos: na emissora educativa Unijuí FM e no Jornal da Manhã na editoria de política, ambos em Ijuí. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo impresso e radiojornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: radiojornalismo, jornalismo opinativo, processo de edição (rádio e jornal), jornalismo especializado, gestão da comunicação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

2007-01-12

How to Cite

Sausen, J. O., Ledermann, M., & Fachi, J. R. (2007). The Strategic Changes in a Cooperative of Agricultural Electrification: a look from the strategies formation schools. Revista De Ciências Da Administração, 9(17), 53–70. https://doi.org/10.5007/%x

Issue

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Articles