Sobre a Revista

Diretrizes

MISSÃO
Construir um espaço aberto para os pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que desejem disponibilizar o resultado de suas pesquisas sobre temas administrativos.

FOCO
Divulgar a produção científica em Ciências da Administração, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento. O público-alvo é composto por pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas voltados às áreas temáticas da Revista.

ESCOPO
A RCA tem interesse na publicação de artigos teóricos e teórico-empíricos adotando a filosofia de "acesso aberto", permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, nas seguintes áreas temáticas:

  • Finanças;
  • Organização e Sociedade;
  • Estratégia e Marketing;
  • Produção e Desenvolvimento;
  • Gestão Universitária.

Processo de avaliação por pares

O processo de avaliação dos artigos submetidos à RCA ocorre em duas etapas: Avaliação preliminar e avaliação por dois ou mais pareceristas.

Avaliação preliminar: consiste em uma avaliação preliminar do Editor-Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Chefe julgar necessário, que analisam a adequação do trabalho à linha editorial da Revista, às diretrizes para os autores, ao escopo e a aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados relevantes para os leitores do periódico, prosseguirão para a seguinte etapa de avaliação.

Dupla avaliação por pares: o artigo é encaminhado para a apreciação de dois pareceristas integrantes do corpo de avaliadores, no sistema double blind peer review. Os critérios para a avaliação do artigo levam em conta a relevância do tema, a originalidade da contribuição nas áreas temáticas das Ciências da Administração, a clareza do texto, a adequação das referências, a estruturação e desenvolvimento teórico, a metodologia utilizada, as conclusões e a contribuição oferecida para o conhecimento na área.

Revisão dos Artigos após a Avaliação dos Pareceristas

Após avaliação dos artigos pelos Pareceristas, e à apreciação de um membro do Corpo Editorial Científico, os artigos recomendados passam pelas seguintes revisões: a) pelos autores, para revisão dos ajustes recomendados pelos avaliadores; e b) pela comissão técnica da Revista Ciências da Administração, para revisão da normalização, da língua portuguesa, da língua inglesa e da formatação final do artigo.

Participação de avaliadores externos no processo de revisão

O corpo de avaliadores da Revista é composto por professores e pesquisadores vinculados a Universidades do Brasil e do Exterior a programas de Pós-graduação em Administração (Mestrado e Doutorado).

Periodicidade

A periodicidade da Revista de Ciências da Administração (RCA) é anual, com recebimento e publicação das submissões em fluxo contínuo. Por ano, são publicados aproximadamente 30 artigos inéditos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A leitura dos artigos da Revista de Ciências da Administração pode ser realizada pela internet sem nenhum registro prévio. A Revista de Ciências da Administração, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim, os autores conservam todos seus direitos, permitindo que a Revista possa publicar seus artigos e disponibilizar para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência da Administração estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 CC-BY-NC.  Qualquer pessoa tem direito de:

Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte, ou formato

De acordo com os seguintes termos:

Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.

Não comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais.

Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Para a gestão do processo editorial utiliza o software Open Journal System em open source desenvolvido pelo Public Knowledge Project,  com o propósito do sistema melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa. 

Preservação digital

Revista de Ciências da Administração se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

Qualis - CAPES

A RCA é classificada no Qualis da CAPES como A3, na área da Administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo.

ANPAD

A Equipe Editorial da Revista segue as normas contidas no Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. Clique aqui para acessar o documento.

Estatísticas da Revista de Ciências da Administração

Em atualização.

Histórico do periódico

Em 1998, os Professores Dante Marciano Girardi, Liane Carly Hermes ZaneIla, Mario de Souza Almeida, Rolf Hermann Erdmann e Valeska Nahas Guimarães compuseram a primeira Comissão Editorial da RCA, tendo como Editor Chefe, o Professor Joao Nilo Linhares.

Desde então, diversos Professores do Departamento de Ciências da Administração participaram do desenvolvimento da RCA, chegando até os dias atuais. Foram publicados dois números por ano até 2006 e, a partir de 2007, passou-se a publicar três números por ano. Em 2015, foi publicada a primeira edição especial. A partir de 2023, iniciou o processo de publicação em fluxo contínuo, adotando um número por ano, com 30 artigos publicados.