Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice, ou outro editor de texto.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em conformidade com as diretrizes de fomatação descritas em Diretrizes para Autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida das propriedades do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • O preenchimento dos dados dos autores na submissão foi realizado de forma completa, incluindo: Nome do autor, e-mail, Afiliação acadêmica, ORCID id, Resumo da biografia (até 100 palavras), Cidade, Estado e País.
  • O número de autores por artigo não ultrapassa o limite de 4 (quatro) autores.
  • Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Ciências da Administração, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

Diretrizes para Autores

A Revista de Ciências da Administração aceita somente artigos inéditos, e os manuscritos submetidos não podem estar em processo de avaliação por outro veículo de publicação. Os manuscritos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol, e a publicação oficial da revista é em língua portuguesa. A redação do texto resultante de pesquisa, em andamento ou já concluída, de natureza teórica ou teórico-empírica, deve apresentar estilo claro, conciso e objetivo, destacando a fundamentação teórico-metodológica, os procedimentos utilizados na pesquisa e os resultados alcançados.

Normas editoriais

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a submissão quanto à conformidade com todos os itens listados abaixo. Submissões que não estiverem de acordo com as normas serão imediatamente rejeitadas.

1. Os textos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol, apresentando título, resumo e palavras-chave nos três idiomas.

2. Os textos devem ser escritos de acordo com as diretrizes de apresentação de artigos da American Psychological Association (APA, vigente).

3. Os textos devem ter o seguinte formato:
a) formato do artigo = A4;
b) editor de texto: Word para Windows 6.0 ou posterior;
c) margens: APA (superior, inferior, esquerda e direita 2,5 cm);
d) fonte: Times News Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 2,0;
e) número de palavras: entre 7.000 e 10.000.

4. O arquivo do artigo deve conter:
a) título e subtítulo (se houver) do texto com apenas a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas;
b) título e subtítulo (se houver): devem expressar claramente a ideia do trabalho, contendo no máximo 135 caracteres (com espaços);
c) resumo estruturado: deve conter o objetivo do estudo; metodologia/abordagem; originalidade/relevância; principais resultados; contribuições teóricas/metodológicas; contribuições sociais/contribuição para a gestão. Escrito em até 250 palavras;
d) palavras-chave: devem conter de três a cinco, separadas por ponto;
e) introdução: deve conter a contextualização do tema, apresentação da lacuna e questão de pesquisa, objetivo, breve contextualização da metodologia, contribuições/resultados esperados;
f) desenvolvimento do artigo: pode ser dividido em seções e subseções de acordo com a abordagem do tema e método;
g) conclusão: deve apresentar as considerações finais, apresentando um resumo dos objetivos, as principais contribuições teóricas e práticas, as limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras;
h) agradecimentos: recomenda-se incluir agradecimentos institucionais às agências financiadoras, nos respectivos metadados no sistema OJS;
i) referências: listar apenas aquelas citadas no texto, que devem ser escritas de acordo com a APA vigente, incluindo seus respectivos DOI;
j) apêndices e anexos: são elementos não obrigatórios.

5. As citações no corpo do texto devem ser escritas de acordo com a APA vigente.

6. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, etc., deve ser limitado ao mínimo essencial. As imagens devem estar em jpg. A RCA não se responsabiliza por imagens de baixa qualidade incluídas no manuscrito.

7. Os arquivos submetidos não devem ser paginados.

8- A autoria não deve aparecer no documento submetido, nem nas propriedades do arquivo.

9. O membro do Conselho Editorial Científico responsável pelo processo editorial ou o Editor podem solicitar a atualização dos dados, mesmo após a aprovação.

10. Os custos de revisão ou tradução do texto serão de responsabilidade dos autores, quando solicitados.

11. A revisão dos textos e do conteúdo é de responsabilidade dos autores dos artigos.

12. A RCA não publica artigos bibliométricos/revisões sistemáticas.

13. Cada autor pode ter no máximo um artigo publicado por ano.

14. Os metadados devem ser preenchidos corretamente em português, inglês e espanhol.

15. O nome completo, e-mail, filiação acadêmica, resumo da biografia (até 100 palavras) e ORCID ID de cada autor devem ser fornecidos durante o processo de submissão.

Os textos serão automaticamente rejeitados caso não observem rigorosamente o formato exigido.

A Revista de Ciências da Administração não cobra taxas de submissão e processamento de artigos (APC).

Atividades do fluxo editorial

Após avaliação por pares, por meio de sistema de blind review, e submetidos à apreciação de pelo menos um membro do Conselho Editorial Científico, os artigos recomendados passam pelas seguintes revisões:

a) pelos autores, para revisão dos ajustes recomendados pelos avaliadores;

b) pelo comitê editorial da Revista de Ciências da Administração, para revisão da padronização e formatação final do artigo.

A revisão textual e gramatical dos idiomas português, inglês e espanhol, bem como as normas técnicas, são de responsabilidade do autor.

De acordo com nossa política de publicação bilíngue, todos os artigos serão publicados em inglês e em português ou espanhol. Assim, após o artigo ser aceito por seu mérito científico, os autores serão responsáveis ​​por fornecer a versão aprovada do texto em um segundo idioma, acompanhada de uma declaração de tradução emitida por um profissional qualificado, com os dados de identificação do tradutor.

Os autores também são responsáveis ​​por realizar a revisão gramatical/ortográfica do idioma em que o artigo é escrito (português, inglês ou espanhol) e do padrão APA por um profissional devidamente treinado, apresentando uma declaração de Revisão de Texto. O artigo traduzido, a declaração de tradução e a declaração de revisão de texto devem ser anexados à plataforma OJS como documentos suplementares para a submissão.

Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação brasileira que trata da proteção de dados pessoais e seu tratamento por organizações, incluindo instituições acadêmicas e revistas científicas.

Atendendo ao que a LGPD preconiza, todos os cadastros realizados na RCA requerem o consentimento claro e informado das pessoas cujos dados estão sendo coletados, além de garantir a segurança e a privacidade dessas informações.

Além disso, a RCA atua com transparência no tratamento de dados e dá às pessoas o direito de acessar seus próprios dados pessoais e solicitar a exclusão deles, quando aplicável.

Ainda, os nomes e endereços informados no cadastro da revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.