Estresse no trabalho: estudo de caso com gerentes que atuam em uma instituição financeira nacional de grande porte

Autores

  • Luciano Zille Pereira UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Clarissa Daguer Braga UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Antônio Luiz Marques UFMG - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p175

Resumo

Com o objetivo de identificar os principais fatores causadores e diagnosticar o nível de estresse ocupacional na função gerencial em uma instituição financeira privada de âmbito nacional, com atuação na cidade de Belo Horizonte/MG, esta pesquisa, de natureza descritiva e explicativa, utilizando o MTEG (ZILLE, 2005), apontou a insegurança nas relações de trabalho, as metas super dimensionadas, o nível de cobrança excessiva, o quadro de funcionários aquém das necessidades da instituição e dificuldades nas relações pessoais, bem como algumas das principais causas de tensão excessiva no ambiente de trabalho, capazes de explicar níveis importantes de estresse para esta categoria funcional. Os resultados revelaram que cerca de 150 dos 168 gerentes pesquisados, ou seja, 89,10% foram diagnosticados com um quadro de estresse. Dentro desse diagnóstico, 59 gerentes (35,21%) apresentaram estresse de leve a moderado; 69 (40,97%) estresse intenso; e 22 (12,92%) estresse muito intenso.

Biografia do Autor

Luciano Zille Pereira, UFMG - Belo Horizonte - MG

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva Ferreira - ICNPF (1979), especialização em Administração pela UNA, mestrado (1990) e doutorado (2005) em Administração pela UFMG. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Clarissa Daguer Braga, UFMG - Belo Horizonte - MG

Mestranda em Administração do Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Luiz Marques, UFMG - Belo Horizonte - MG

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Fumec (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Administração - Aston Business School (1993). É professor Associado na Universidade Federal de Minas Gerais, desde 1993, atuando nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em administração da UFMG. Leciona e orienta alunos de mestrado e doutorado, na UFMG, nas áreas de comportamento e mudanca organizacional, mudança e identidade organizacional, cultura e mudança organizacional, formação e desenvolvimento de RH, desenvolvimento de liderança, impactos de politicas e praticas de gestão de pessoas na motivação, desempenho, carreira, comprometimento, qualidade de vida, estresse no trabalho. Inclusão de PPDs no mercado de trabalho. Desenvolve consultoria e pesquisa diagnóstico, sob encomenda, para empresas publicas e privadas nos temas relacionados, especialmente no desenvolvimento de gestores de organizações publicas e privadas, e inovação de politicas e praticas de gestão de pessoas para o setor público. È bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1993.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

01-01-2008

Como Citar

Pereira, L. Z., Braga, C. D., & Marques, A. L. (2008). Estresse no trabalho: estudo de caso com gerentes que atuam em uma instituição financeira nacional de grande porte. Revista De Ciências Da Administração, 10(21), 175–196. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p175

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)