Análise do desempenho de longo prazo de Initial Public Offerings no mercado acionário brasileiro

Autores

  • Elisa Elaine Moreira Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisco Vidal Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Antônio Artur de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p79

Palavras-chave:

Ofertas Públicas Iniciais, Desempenho, Avaliação por Múltiplos

Resumo

Este trabalho descreve os resultados de uma pesquisa que teve dois objetivos: (i) comparar o desempenho das Ofertas Públicas Iniciais (IPOs, do inglês Initial Public Offerings) realizadas no mercado acionário brasileiro nos anos de 2004 e 2005 com o desempenho de empresas de capital aberto; e (ii) identificar se as IPOs passaram a fazer parte do Índice Bovespa (IBOV) no período pesquisado. Em um primeiro momento, foi feito o levantamento das variações nos preços das ações a cada ano subsequente à abertura de capital. Posteriormente, foi feita a comparação entre os múltiplos das IPOs com os múltiplos das empresas de capital aberto selecionadas. Os resultados mostraram que, no primeiro e no segundo ano de aniversário, 81,25% das IPOs apresentaram retorno positivo e, no terceiro ano, apenas 50% delas tiveram retorno positivo. Observou-se que as empresas com menor idade de fundação apresentaram os maiores retornos e que 45% delas começaram a fazer parte do IBOV no período pesquisado. Comparando-se os múltiplos, observou-se que, em todas as faixas etárias, as IPOs estão mais valorizadas em relação às empresas de comparação. Conclui-se, portanto, que o desempenho das IPOs, no período pesquisado, foi superior ao desempenho das empresas de comparação.

Biografia do Autor

Elisa Elaine Moreira Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Ciências Econômicas

Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Francisco Vidal Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Ciências Econômicas

Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Antônio Artur de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Ciências Econômicas

Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

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Publicado

2012-07-17

Edição

Seção

Artigos