A Percepção dos Servidores Públicos da Escola de Administração Tritubária Quanto ao Uso do GECAP

Autores

  • Maria das Graças Vieira Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste, na cidade de Caruaru e Universidade Federal da Paraíba - Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes - MPGOA
  • Cleber Soares de Brito Mestrando na UFPB - Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n36p117

Resumo

Com o dinamismo do novo cenário socioeconômico, definido pela influência das Tecnologias da Informação e Comunicação, provoca-se na sociedade mundial a transição de um modelo ultrapassado, fundamentado no indivíduo para outro, baseado no coletivo, cuja sociedade se coloca numa imensa rede de conexões que interagem entre si. Nesse sentido optar por investir no desenvolvimento de sistemas de informações que possam integrar os mais diversos setores da organização se torna uma necessidade crescente, pois agora são necessárias informações cada vez mais adequadas as suas atividades. Assim, optou-se em analisar os fatores que explicam o uso dos sistemas de informações. Tais fatores relacionam-se ao comportamento e à atitude dos indivíduos diante da tecnologia e do ajuste dela com a tarefa executada. De acordo com a Teoria da Ação Racional, da Teoria do Comportamento Planejado, do Modelo de Aceitação de Tecnologia e do modelo de Adequação entre Tarefa e Tecnologia, chega-se à problemática deste estudo: De que forma os servidores da ESAT estão utilizando o GECAP?

Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste, na cidade de Caruaru e Universidade Federal da Paraíba - Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes - MPGOA

Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestre em Administração (UFPB-2003) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB-2000). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora colaboradora vinculada ao Mestrado Profissional de Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2009/2012). Consultora ad hoc do CNPq e da CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégias Empresariais e Qualidade (CNPq). Co-autora do Livro: Processo decisório: considerações sobre a tomada de decisões, editora Juruá,Curitiba, 2011 e Autora do Livro:A ética na profissão contábil, editora IOB-Thomson, São Paulo, 2006. Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cleber Soares de Brito, Mestrando na UFPB - Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes

Mestrando na UFPB - Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes

Gerente Operacional de Educação Continuada
Escola de Administração Tributária - ESAT
Secretaria de Estado da Receita

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Publicado

2013-08-26

Como Citar

Vieira, M. das G., & Brito, C. S. de. (2013). A Percepção dos Servidores Públicos da Escola de Administração Tritubária Quanto ao Uso do GECAP. Revista De Ciências Da Administração, 15(36), 117–130. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n36p117

Edição

Seção

Artigos