Dinâmica de Aprendizagem: a relação entre processos, conteúdo transacionado e configuração da rede em uma organização não governamental

Autores

  • Catarina Cecília Odelius UnB - Brasília - DF
  • André de Castro Sena

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p93

Palavras-chave:

Aprendizagem em Organizações, Processos de Aprendizagem, Redes Sociais, Teoria de Rede de Aprendizagem, Organizações Não Governamentais.

Resumo

As redes de aprendizagem em uma organização não governamental foram caracterizadas quanto a conteúdos transacionados e processos de aprendizagem. Pesquisa documental e 16 entrevistas forneceram dados que resultaram em 573 conteúdos aprendidos, categorizados, a posteriori, em: comportamentos associados ao ambiente organizacional (fundamentos e visão da organização, comportamento para o trabalho e relacionamento com atores externos); conhecimentos e habilidades relativos ao trabalho; e desenvolvimento individual. As redes relativas ao ambiente organizacional também estão descritas neste artigo. Entre os processos de aprendizagem identificados encontram-se: atividade, convivência, ensinar, feedback, material, observação e supervisão. As redes de aprendizagem foram analisadas a partir de seus aspectos estruturais, conteúdos transacionados e processos utilizados. A aprendizagem foi identificada como fruto de relações dinâmicas estabelecidas entre diversos atores, em situações delimitadas por ações cotidianas e condições impostas pelo contexto. Certos processos de aprendizagem foram mais recorrentes ou funcionaram melhor do que outros, dependendo do conteúdo aprendido ou das preferências e características dos indivíduos.

Biografia do Autor

Catarina Cecília Odelius, UnB - Brasília - DF

Professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração da UnB - Universidade de Brasília. Pesquisadora em temas relativos a aprendizagem em organizações e competências, abrangendo aspectos que influenciam estes processos.

André de Castro Sena

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Certificate in Business Administration pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC/MG (2005). Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) na linha de pesquisas Estudos Organizacionais. Participa de pesquisas na área de Aprendizagem Organizacional.

Downloads

Publicado

2014-04-14

Edição

Seção

Artigos