Gestão Social, Extensão e Teologia da Libertação: uma análise a partir de um projeto junto a comunidades

Autores

  • Fernando Guilherme Tenório Fundação Getúlio Vargas
  • Thais Soares Kronemberger Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Laís Villela Lavinas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p224

Palavras-chave:

Gestão Social, Extensão, Teologia da Libertação

Resumo

A gestão social ao ser compreendida como um processo gerencial dialógico, cuja autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação, adquire sentido como prática ao ser desenvolvida pela extensão universitária. É inserido nesta temática que o artigo tem como principal objetivo analisar um projeto de extensão dedicado à realização de cursos em gestão social junto a comunidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A metodologia adotada compreende a pedagogia emancipatória de Paulo Freire e a filosofia de trabalho em comunidades de Boff, além do método da pesquisa-ação de Thiollent. Dentre os resultados alcançados, destaca-se: a elaboração de projetos comunitários sobre diversas problemáticas; a mobilização e a inserção de representantes de comunidades em instâncias decisórias participativas, como conferências e conselhos municipais; a realização de ações de inclusão digital por meio da implementação de um laboratório de informática; a divulgação e a implementação de cursos em gestão social em uma rede de universidades.

Biografia do Autor

Fernando Guilherme Tenório, Fundação Getúlio Vargas

Pós-Doutorado em Administração Pública pelo IGOP/Universitat Autónoma de Barcelona - UAB, (2004); Doutorado em Engenharia da Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Professor Titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde também atua como Editor do Periódico Cadernos EBAPE.BR e Editor Adjunto da Revista de Administração Pública (RAP). Professor Colaborador do CPDOC/FGV; Professor Colaborador na Universidade Regional do Noroeste Gaúcho (UNIJUÍ); Professor Colaborador da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. Professor Visitante na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor Visitante da Universidade Andina Simon Bolívar (UASB), Quito - Equador; Pesquisador Visitante do IGOP/UAB. Coordenador do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da EBAPE/FGV. Membro da Rede Interamericana de Educação em Administração Pública (INPAE) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Assessor Internacional da Camara de Deputados do Chile, no tema Modernização do Estado na America Latina, Gestão Social e Integração Brasil-Chile. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pela FGVOnline. Membro do Grupo de Trabalho para Controle Social do Rio de Janeiro (GTCS), coordenado pela Controladoria Geral da União (CGU/Regional-RJ).

Thais Soares Kronemberger, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestrado em Ciência Política pela mesma instituição (2010). Doutoranda do Programa Binacional Brasil e Argentina em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, com ênfase em Políticas Públicas Comparadas no Mercosul, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisadora do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Atua como coordenadora e professora de cursos de extensão em Projetos Comunitários e Conselhos Municipais realizados pela Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro em parceria com o PEGS/EBAPE/FGV, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF-Campus Volta Redonda). Foi assistente de pesquisa do Programa de Estudos sobre a Esfera Pública (PEEP) da EBAPE/FGV no período de 2005-2009, onde também atuou como bolsista PIBIC/CNPq no período de 2005-2007. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as temáticas conselhos de políticas públicas; cidadania; institucionalidade participativa; desenvolvimento territorial rural.

Laís Villela Lavinas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Antropóloga. Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural. Mestrando em História Social. Assistente de Pesquisa do Programa de Estudos em Gestão Social.

Downloads

Publicado

2014-08-15

Edição

Seção

Artigos