Economia, Marketing e Indivíduos de Baixa Renda: o interesse após uma história de indiferença

Autores

  • Marcus Wilcox Hemais Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Coppead de Administração
  • Fernanda Chagas Borelli Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Coppead de Administração
  • Leticia Moreira Casotti Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Coppead de Administração
  • Pedro Ivo Rogedo Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Coppead de Administração

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p49

Resumo

Durante a construção da área de marketing, estudiosos utilizaram conceitos e teorias econômicas como base para o desenvolvimento de seus próprios conceitos e teorias. Essa similaridade é percebida no tratamento que marketing deu aos indivíduos de baixa renda e sua relação com o consumo em seus primeiros estudos. Assim como os economistas, os pesquisadores em marketing descreviam esses indivíduos como dependentes da sociedade e dos governos para melhorarem suas vidas. Essa visão muda quando Prahalad defende uma nova perspectiva, na qual indivíduos de baixa renda são vistos como consumidores, com desejos de consumir produtos de diversas naturezas. O objetivo do presente ensaio, portanto, é analisar os caminhos percorridos na economia e em dois momentos em marketing sobre o indivíduo de baixa renda. Discute, inicialmente, o pensamento econômico sobre esses indivíduos, para, em seguida, apresentar duas perspectivas de marketing sobre o segmento.

Biografia do Autor

Marcus Wilcox Hemais, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Coppead de Administração

Doutorando em Administração de Empresas do Instituto Coppead de Administração

Fernanda Chagas Borelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Coppead de Administração

Doutoranda em Administração de Empresas do Instituto Coppead de Administração

Leticia Moreira Casotti, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Coppead de Administração

Professora Adjunta do Instituto Coppead de Administração

Pedro Ivo Rogedo Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Coppead de Administração

Doutorando em Administração de Empresas do Instituto Coppead de Administração

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Publicado

15-08-2014

Como Citar

Hemais, M. W., Borelli, F. C., Casotti, L. M., & Dias, P. I. R. (2014). Economia, Marketing e Indivíduos de Baixa Renda: o interesse após uma história de indiferença. Revista De Ciências Da Administração, 49–64. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p49

Edição

Seção

Artigos