Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado

Autores

  • Lucas Lopes Ferreira Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Augusta Ferreira Freitas Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n45p96

Resumo

A segmentação de mercado é um assunto central para a formação das estratégias empresarias. Conhecer sua evolução, enquanto área de pesquisa, é essencial na proposição de agendas de pesquisas futuras. Esse artigo tem como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos sobre segmentação de mercado no Brasil, a partir de um estudo bibliométrico. No total, 63 artigos foram analisados. Os resultados demonstram que: no Brasil a segmentação de mercado não é usada como tema central das pesquisas, o uso da segmentação de mercado é feito com o intuito principal de analisar o perfil dos pesquisados e são poucas as implicações gerenciais traçadas. Além disto, não há autores de referência no Brasil sobre o assunto, sendo um tema tratado por muitos pesquisadores, de forma descontínua. A partir da comparação com agendas de pesquisa internacionais, novas trilhas de pesquisa sobre a temática são sugeridas.

Biografia do Autor

Lucas Lopes Ferreira Souza, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Ana Augusta Ferreira Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Professora Doutora do Programa de Mestrado do Curso de Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Artigos