Fatores críticos de sucesso no processo de implementação do balanced scorecard: um estudo de caso nas instituições federais de ensino superior

Autores

  • Marcos Ribeiro Cunha Faculdade Alves Faria (ALFA)
  • Lúcia Kratz Faculdade Alves Faria (ALFA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p96

Resumo

Este artigo tem como objetivo apreender as práticas de gestão adotadas a partir do planejamento estratégico, estabelecendo as prioridades de atuação em cada área. Na metodologia, utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso, além da realização de pesquisa quantitativa e qualitativa. Como resultados, considerou-se que o BSC, ao ser adaptado no setor público, necessita de algumas particularidades, dentre as quais se destacam: a (re)adequação de suas perspectivas, especialmente a de clientes; o caráter legal, levando em consideração as leis e as normas instituídas; e o conhecimento sobre os fatores que podem restringir e impulsionar as estratégias estabelecidas. O estudo concluiu que a principal prioridade a ser alvo de esforços dos envolvidos na implementação do BSC recai sobre o ser humano, sinalizando para a necessidade de se iniciar as mudanças necessárias a partir do conhecimento sobre as pessoas, com sensíveis reflexos em seus desempenhos. 

 

Biografia do Autor

Marcos Ribeiro Cunha, Faculdade Alves Faria (ALFA)

Professor em Administração da Faculdade Alves Faria (ALFA). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2005). Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/EAD (2006). Especialista em Perícia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Especialista em Gestão Educacional pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (2007). Especialista em Educação pela Faculdade Fórum - Centro de formação, estudos e pesquisas (2009). Mestrado em Ciências da Educação com ênfase em Gestão Estratégica de Universidades pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012). Mestre em Administração pela Faculdade Alves Faria (2016). É Administrador e Coordenador de Planejamento Estratégico na Universidade Federal de Goiás e atua como professor e consultor empresarial. Desenvolve atividades nas áreas de Gestão Estratégica e Planos de Negócios para Micro e Pequenas Empresas.

Lúcia Kratz, Faculdade Alves Faria (ALFA)

Doutora em Psicologia pela PUC-GO, administradora pela PUC-GO. Coach Sênior formada pelo ICI. Atuo como professora há mais de 14 anos, na ALFA, Faculdade Anhanguera e IPOG e atuei como coordenadora dos Cursos de Administração e Comércio Exterior da UNIVERSO/GO e como professora substituta da UFES. Mestre em Administração pela FACEC/CENEC-MG, Especialista MBA em Gestão de Negócios pela UCG, em Consultoria e Coordenação de Grupos pela UCG/SOBRAP, em Psicanálise e Inteligência Multi-focal pela Fac. Michelangelo-DF, em Docência Universitária pela UNIVERSO/GO, Graduanda em Psicologia pela Multivix-ES. Diretora Administrativa da A!Equipe Consultoria. Consultora Organizacional nas áreas de eventos, coordenação educacional, planejamento estratégico, administração geral, qualidade e gestão de pessoas e de grupos. Atua como facilitadora de cursos e treinamentos, na área de planejamento, gestão administrativa, atendimento, liderança, equipe, motivação, auto-conhecimento, oratória, comportamento organizacional, entre outros, inclusive com a utilização de treinamento “in company” e com a utilização de esportes radicais. Coordenadora dos cursos de Pós-graduação do IPOG MBA Executivo e Inteligência em Negócios e MBA Gestão por Competência e Coaching.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Cunha, M. R., & Kratz, L. (2016). Fatores críticos de sucesso no processo de implementação do balanced scorecard: um estudo de caso nas instituições federais de ensino superior. Revista De Ciências Da Administração, 1(3), 96–108. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p96

Edição

Seção

Artigos