Cultura Organizacional no Brasil: a relação entre grupos de pesquisa e produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n48p122

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Grupos de Pesquisa, Produção Científica, Redes

Resumo

O objetivo desse artigo foi mapear a produção científica sobre cultura organizacional desenvolvida na última década pelos membros dos grupos de pesquisa nos principais periódicos e eventos brasileiros de Administração, procurando compreender as relações entre estes grupos e seus pesquisadores. Foi feito um balanço da produção em Cultura Organizacional entre os anos de 2006 a 2015, destacando os autores e coautores desses trabalhos. Em seguida, os pesquisadores dos grupos em cultura organizacional foram comparados com os produtores de pesquisa dos últimos dez anos, a fim de compreender o impacto da produção da pesquisa acadêmica dos grupos de pesquisa em cultura organizacional. Para tal, utilizou-se a análise de redes da produção que lida com essa temática além da estatística descritiva.  Os resultados revelaram um baixo índice de densidade na rede em relação aos Grupos de Pesquisa e autores em Cultura Organizacional. Como uma das contribuições deste artigo destaca-se que aprendizagem e a transmissão de conhecimento, poderia ser ampliado na existência de redes mais consolidadas.  

 

Biografia do Autor

Nágila Giovanna Silva Vilela, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná.

Mariane Lemos Lourenço, Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGADM-UFPR.

Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo/USP; Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Natália Rese, Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGADM-UFPR.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (concluído em 2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (concluído em 2009). Graduada em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e graduada em Comunicação e Expressão Visual pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004).

Downloads

Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos