Apoio de uma Rede para Retenção de Talentos em Pequenos Clubes de Futebol

Autores

  • Marcius Koehler Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Edmilson Oliveira Lima Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p10

Palavras-chave:

Pequenas Empresas, Redes, Retenção de Talentos, Futebol, Gestão do Esporte

Resumo

O estudo tratou do tema redes no contexto do futebol brasileiro de base, com foco em pequenas organizações envolvidas no Movimento de Futebol de Base Brasileiro – MFBB. Este movimento resultou na formação de uma rede de clubes de base. A pesquisa realizada foi um estudo multi-caso, de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com o objetivo de explicitar como a formação em rede contribuiu para a retenção de talentos em pequenos clubes do futebol brasileiro. Os dados foram obtidos principalmente com entrevistas semi-estruturadas em profundidade e analisados em tabelas. As análises foram do tipo intra-caso e inter-caso realizadas para se comparar os dados e obter resultados de pesquisa válidos para o conjunto da amostra. Como resultado de pesquisa, constatou-se que a rede de relação dos clubes de base tem grande influência na retenção de jovens atletas, principalmente para os pequenos clubes estudados.

Biografia do Autor

Marcius Koehler, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Departamento de administração - gestão do esporte

Edmilson Oliveira Lima, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Departamento de Administração - gestão do esporte

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos