A Construção de Cenários para o Alinhamento entre Formulação e Implementação da Estratégia

Autores

  • Daiane Aparecida de Melo Heinzen Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p24

Resumo

O gap existente entre formulação e implementação da estratégia é evidenciado nos baixos índices de implementação da estratégia registrados em relatos de pesquisas ao longo dos anos. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar a contribuição dos Métodos de Cenários para o alinhamento entre a formulação e implementação da estratégia por meio de um levantamento teórico do tema ‘cenários’ relacionado à ‘formulação e implementação da estratégia’ e ‘alinhamento estratégico’. A partir da análise dos estudos teóricos e empíricos percebeu-se a relevância dos Métodos de Cenários para a gestão estratégica das organizações, os quais podem contribuir para o alinhamento entre a formulação e implementação da estratégia. Os resultados mostram ainda que todos os Métodos de Cenários apresentados neste artigo compartilham características em comum, e que a principal diferença entre os autores é a ênfase dada a cada etapa do processo. Diante disso, as organizações podem optar por um Método de Cenário que melhor se adapte a sua realidade e fazer uso durante seu processo estratégico a fim de contribuir para o alinhamento entre a formulação e implementação da estratégia.

Biografia do Autor

Daiane Aparecida de Melo Heinzen, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professora de Administração

Instituto Federal de Santa Catarina 

Campus Jaraguá do Sul

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL)

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) 

 

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

Heinzen, D. A. de M., & Marinho, S. V. (2018). A Construção de Cenários para o Alinhamento entre Formulação e Implementação da Estratégia. Revista De Ciências Da Administração, 20(50), 24–43. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p24

Edição

Seção

Artigos