A Construção de Cenários para o Alinhamento entre Formulação e Implementação da Estratégia

Daiane Aparecida de Melo Heinzen, Sidnei Vieira Marinho

Resumo


O gap existente entre formulação e implementação da estratégia é evidenciado nos baixos índices de implementação da estratégia registrados em relatos de pesquisas ao longo dos anos. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar a contribuição dos Métodos de Cenários para o alinhamento entre a formulação e implementação da estratégia por meio de um levantamento teórico do tema ‘cenários’ relacionado à ‘formulação e implementação da estratégia’ e ‘alinhamento estratégico’. A partir da análise dos estudos teóricos e empíricos percebeu-se a relevância dos Métodos de Cenários para a gestão estratégica das organizações, os quais podem contribuir para o alinhamento entre a formulação e implementação da estratégia. Os resultados mostram ainda que todos os Métodos de Cenários apresentados neste artigo compartilham características em comum, e que a principal diferença entre os autores é a ênfase dada a cada etapa do processo. Diante disso, as organizações podem optar por um Método de Cenário que melhor se adapte a sua realidade e fazer uso durante seu processo estratégico a fim de contribuir para o alinhamento entre a formulação e implementação da estratégia.


Palavras-chave


Métodos de Cenários; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Alinhamento Estratégico

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p24

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.