Smart Cities e o desenvolvimento sustetável: revisão e perspectivas de pesquisas futuras

Autores

  • Denise Genari Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Universidade de Caxias do Sul (UCS). http://orcid.org/0000-0001-9274-2535
  • Luana Folchini da Costa Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Thiago Paese Savaris Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Janaina Macke Universidade de Caxias do Sul (UCS) e IMED Business School (IMED)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n51p69

Palavras-chave:

Smart Cities, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Revisão Sistemática, Software Alceste

Resumo

O processo acelerado de urbanização da sociedade é acompanhado de desafios vinculados às esferas sociais, ambientais e econômicas. Diante deste contexto, destaca-se a emergência do tema smart cities, sendo estas consideradas espaços nos quais ocorre a utilização adequada da infraestrutura disponível, visando melhorar a eficiência econômica e política, permitindo o desenvolvimento social, cultural e urbano. Com base nesta perspectiva, o presente artigo tem como principal objetivo caracterizar os estudos que vinculam os temas smart cities e desenvolvimento sustentável, além de identificar oportunidades de pesquisas futuras. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, utilizando-se o suporte do software Alceste. Os principais resultados apontam a predominância de estudos qualitativos, abordando, principalmente, a dimensão ambiental da sustentabilidade e a dimensão sistêmica vinculada às smart cities, contemplando as tecnologias da informação e da comunicação. A partir destes achados, segure-se a realização de pesquisas futuras que considerem a dimensão social e econômica da sustentabilidade. 

Biografia do Autor

Denise Genari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Cursando Doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Luana Folchini da Costa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Administração. Universidade de Caxias do Sul. Psicóloga Organizacional. Caxias do Sul (RS).

Thiago Paese Savaris, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Administração. Universidade de Caxias do Sul. Analista sênior de Remuneração - Bruning Tecnometal. Panambi (RS).

Janaina Macke, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e IMED Business School (IMED)

Dra em Adm. Univ. de Caxias do Sul e IMED Business School. Profa. e pesquisadora. Caxias do Sul (RS)

Downloads

Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Artigos