Prática gerencial: uma abordagem fenomenológica

Autores

  • Myriam Siqueira da Cunha PUC/Pel - Pelotas - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo, compreender as experiências vividas de gerentes, em uma empresa do ramo de alimentos, situada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, com relação às mudanças organizacionais. O papel dos gerentes tem sido avaliado constantemente e sua capacidade de aprender continuamente e de traduzir o aprendizado em bons resultados organizacionais lhe é cobrada a todo instante. Neste trabalho, minha intenção é mostrar, utilizando uma análise interpretativa, situações concretas a partir de experiências vividas. O caminho metodológico percorrido foi o da abordagem fenomenológica hermenêutica, buscando dar um tratamento global e contextual ao tema. Os resultados obtidos oferecem subsídios para um novo olhar sobre a prática gerencial e apontam para a importância do estudo do que é vivido, como fonte de inspiração para decisões estratégicas nas empresas.

Biografia do Autor

Myriam Siqueira da Cunha, PUC/Pel - Pelotas - RS

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1993), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1986), especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora do curso de Administração e Pró-Reitora Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Cunha, M. S. da. (2005). Prática gerencial: uma abordagem fenomenológica. Revista De Ciências Da Administração, 7(13), 111–130. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)