A Gestão Ambiental Como Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável: Contribuições da Visão Baseada em Recursos e da Teoria Institucional

Patrick Michel Finazzi Santos, Rafael Barreiros Porto

Resumo


Este artigo de natureza teórica almeja discutir o papel da gestão ambiental na geração de vantagem competitiva a uma firma. Seu objetivo é verificar em que condições a gestão ambiental pode contribuir com a vantagem competitiva sustentável, segundo os arcabouços teóricos da Visão Baseada em Recursos (VBR) e da Teoria Institucional (TI). Para tal, fundamentado no trabalho de Hart (1995), foram sugeridas três estratégias ambientais (Produtividade dos Recursos, Negócios Sustentáveis e Reputação Corporativa) por meio das quais se deu o diálogo entre a gestão ambiental, a VBR e a TI. Verificou-se, por intermédio de sete proposições de pesquisas, que a VBR e a TI fornecem referências complementares para entender a relação entre gestão ambiental e vantagem competitiva. A vantagem competitiva, nos termos da VBR, é movida pela capacidade de a empresa em desenvolver e acumular recursos ecológicos valiosos, raros, imperfeitamente imitáveis, insubstituíveis e não-comercializáveis capazes de causar heterogeneidade em relação aos seus concorrentes. A TI evidenciou que as empresas possuem percepções distintas acerca das pressões sociais de natureza ecológicas, porém, reações em direção ao isomorfismo tendem a reduzir o potencial de geração de vantagem competitiva das estratégias ambientais.


Palavras-chave


Gestão Ambiental; Vantagem Competitiva Sustentável; Visão Baseada em Recursos; Teoria Institucional

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p152

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.