Economia, Marketing e Indivíduos de Baixa Renda: o interesse após uma história de indiferença
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p49Resumo
Durante a construção da área de marketing, estudiosos utilizaram conceitos e teorias econômicas como base para o desenvolvimento de seus próprios conceitos e teorias. Essa similaridade é percebida no tratamento que marketing deu aos indivíduos de baixa renda e sua relação com o consumo em seus primeiros estudos. Assim como os economistas, os pesquisadores em marketing descreviam esses indivíduos como dependentes da sociedade e dos governos para melhorarem suas vidas. Essa visão muda quando Prahalad defende uma nova perspectiva, na qual indivíduos de baixa renda são vistos como consumidores, com desejos de consumir produtos de diversas naturezas. O objetivo do presente ensaio, portanto, é analisar os caminhos percorridos na economia e em dois momentos em marketing sobre o indivíduo de baixa renda. Discute, inicialmente, o pensamento econômico sobre esses indivíduos, para, em seguida, apresentar duas perspectivas de marketing sobre o segmento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Ciências da Administração, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.