Um Estudo Empírico sobre a Construção da Identidade Social do Consumidor de Toy Art

Renata Andreoni Barboza, Eduardo André Teixeira Ayrosa

Resumo


O fenômeno do mercado de produtos, aparentemente infantis, para adultos é algo recente e em constante crescimento. Utilizando-se do Toy Art como exemplo desse mercado, esta pesquisa tem como objetivo compreender como os consumidores de Toy Art utilizam o seu bem para constituir a sua identidade social, explorando esse relacionamento de consumo e os fatores que desencadeiam o processo de extensão. Este estudo é qualitativo e foi conduzido com entrevistas em profundidade com 14 consumidores de Toys, de ambos os sexos, com idades entre 19 e 38 anos, residentes em diversos estados brasileiros, durante os meses de julho e agosto de 2009. Os resultados demonstraram que os consumidores de Toy Art utilizam o seu bem para constituir sua identidade social e como forma de diferenciação e de expressão. A extensão desses consumidores se dá durante essa busca pelo incomum, por um bem que os distinga dos demais.

Palavras-chave


Marketing; Cultura; Consumo; Identidade; Self.

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p11

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

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