Apoio de uma Rede para Retenção de Talentos em Pequenos Clubes de Futebol

Marcius Koehler, Edmilson Oliveira Lima

Resumo


O estudo tratou do tema redes no contexto do futebol brasileiro de base, com foco em pequenas organizações envolvidas no Movimento de Futebol de Base Brasileiro – MFBB. Este movimento resultou na formação de uma rede de clubes de base. A pesquisa realizada foi um estudo multi-caso, de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com o objetivo de explicitar como a formação em rede contribuiu para a retenção de talentos em pequenos clubes do futebol brasileiro. Os dados foram obtidos principalmente com entrevistas semi-estruturadas em profundidade e analisados em tabelas. As análises foram do tipo intra-caso e inter-caso realizadas para se comparar os dados e obter resultados de pesquisa válidos para o conjunto da amostra. Como resultado de pesquisa, constatou-se que a rede de relação dos clubes de base tem grande influência na retenção de jovens atletas, principalmente para os pequenos clubes estudados.


Palavras-chave


Pequenas Empresas; Redes; Retenção de Talentos; Futebol; Gestão do Esporte



DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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