Relações Sociais e Território: estudo no Arranjo Produtivo Local (APL) da castanha-da-Amazônia

Autores

  • Gelciomar Simão Justen Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Mariluce Paes-de-Souza Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p114

Resumo

Esta pesquisa objetiva evidenciar os fatores que definem um tipo de território, enquanto rede de relações sociais no contexto do APL da Castanha-da-Amazônia, a partir da compreensão dos relacionamentos e suas articulações para o fortalecimento da atividade produtiva em potencial. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com estudo de campo para aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados demonstram que o APL da Castanha-da-Amazônia no Estado do Acre possui como principal característica, no que diz respeito aos relacionamentos, dois territórios distintos, definidos a partir das relações sociais dos agentes, sendo um pautado em ações coletivas e outro em ações individuais. A pesquisa contribui com a Teoria de APLs com a identificação de fatores relacionados a noção de pertencimento dos agentes, que podem fortalecer ou enfraquecer as relações sociais, agregando descobertas à área de administração quanto a importância de considerar os relacionamentos entre agentes na interação interorganizacional.

Biografia do Autor

Gelciomar Simão Justen, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR. Brasil.

Mariluce Paes-de-Souza, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Ciências Socioambientais e Pós-Doutora em Administração. Professora dos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD). Professora associada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho,RO. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

Justen, G. S., & Paes-de-Souza, M. (2017). Relações Sociais e Território: estudo no Arranjo Produtivo Local (APL) da castanha-da-Amazônia. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 114–130. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p114

Edição

Seção

Artigos