Como decidem os executivos financeiros sobre estrutura de capital em cooperativas agropecuárias

Autores

  • Regio Marcio Toesca Gimenes UNIPAR - Umuarama - PR
  • Miguel Angel Uribe Opazo UNIOESTE - Cascavel - SC
  • Fatima Maria Pegorini Gimenes UNIPAR - Umuarama - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo procura identificar como os executivos financeiros de cooperativas agropecuárias tomam decisões sobre estrutura de capital. As decisões sobre estrutura de capital foram agrupadas em três tipos de respostas: (a) existe um limite de endividamento previamente determinado; (b) a orientação é seguir uma ordem de preferência; (c) não existe uma meta de endividamento predeterminada e nem uma ordem de preferência na captação dos recursos; a cooperativa capta os recursos que se encontram disponíveis no momento e que ofereçam vantagens sob o ponto de vista econômico; (d) nenhuma das alternativas anteriores.

Biografia do Autor

Regio Marcio Toesca Gimenes, UNIPAR - Umuarama - PR

Economista, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Análise e Planejamento Empresarial, Mestre em Administração de Empresas, Doutor em Administração de Empresas, Doutor em Engenharia de Produção (Controladoria de Gestão), Pós-Doutor em Finanças Corporativas pela FEA/USP, Professor Titular das Disciplinas de Controladoria e Simulação Empresarial e Coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIPAR, Membro do Conselho Editorial de diversos periódicos nacionais e internacionais. Professor Visitante do Programa de Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento Regional e professor orientador do Mestrado em Engenharia Agrícola da Unioeste.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Miguel Angel Uribe Opazo, UNIOESTE - Cascavel - SC

Doutor em Estatística, Professor do Departamento de Estatística da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Diretor do NIT-UNIOESTE.

Fatima Maria Pegorini Gimenes, UNIPAR - Umuarama - PR

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1982) e doutorado em Administração de Empresas - Universidad de Leon (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Paranaense.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Gimenes, R. M. T., Opazo, M. A. U., & Gimenes, F. M. P. (2003). Como decidem os executivos financeiros sobre estrutura de capital em cooperativas agropecuárias. Revista De Ciências Da Administração, 5(9), 71–84. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos