Pioneirismo, vantagens do pioneirismo e administração de marketing

Autores

  • André Cauduro d'Angelo UFRGS - Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Pioneirismo, Vantagem do pioneirismo, Vantagem do pioneiro, Administração de marketing, Comportamento do consumidor, Pioneering, Pioneering advantage, Pioneer advantage, Marketing management, Customer behavior

Resumo

O presente artigo procura relacionar o tema do pioneirismo e da vantagem do pioneirismo com a administração de marketing. Para tanto, parte-se de um background teórico constituído de um modelo estratégico sobre pioneirismo (LIEBERMAN; MONTGOMERY, 1988) e de resultados referentes ao tema verificados sob o enfoque do comportamento do consumidor. A combinação destas duas perspectivas conduz à análise das principais implicações e possibilidades de contribuição que as atividades de administração de marketing podem oferecer. Abordam-se questões relacionadas à distribuição, comunicação, promoção e relacionamento, entre outras. De maneira introdutória, provê-se uma rápida revisão da produção acadêmica recente acerca da questão do pioneiro, apontando suas principais características e destacando a relevância do tema no contexto organizacional.

Biografia do Autor

André Cauduro d'Angelo, UFRGS - Porto Alegre - RS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da UFRGS.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos