Florianópolis, capital anti-ecológica

Autores

  • Gilberto Montibeller Filho UNESC - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A Ilha de Santa Catarina, que se constitui na parcela mais expressiva do município de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, vem sendo sistematicamente divulgada pelos meios de comunicação como uma localidade que propicia ótima qualidade de vida aos seus habitantes, associada a um meio ambiente preservado. Isto tem fortalecido grupos de interesses que visam negócios e contribui para a formação de um senso comum estereotipado em valores e práticas que merecem ser cientificamente desvendadas. Uma análise na perspectiva da economia ecológica é capaz disso. Economia ecológica é o ramo da ciência que analisa as relações sociais a partir da consideração dos fluxos físicos de energia e de materiais — e este princípio, basicamente, a distingue das demais áreas da economia política cujas análises privilegiam ângulos como o monetário, o valor econômico e os preços. No presente ensaio pretende-se estabelecer os pontos-chaves ou termos de referência para uma análise econômico-ecológica das condições vigentes e tendências na Ilha de Santa Catarina. Considerando-se algumas evidências empíricas, argumenta-se em direção a uma hipótese de trabalho de que, na realidade, e contrariando visões predominantes, a evolução recente e tendências observadas empiricamente demonstrariam ser Florianópolis, de fato, uma capital anti-ecológica. A abordagem pode ser também útil para guiar pesquisas socioambientais em outros centros urbanos.

Biografia do Autor

Gilberto Montibeller Filho, UNESC - SC

Doutor, mestre e especialista em Sociedade, Desenvolvimento e Ambiente pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Universidade de São Paulo/USP e SORBONNE/Paris e professor da UFSC desde 1972. Foi gerente de estudos e pesquisas do SEBRAE/SC e Chefe do Departamento de Ciências Econômicas/UFSC. Atualmente exerce função técnico-científica na Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC/FAPESC, é professor do programa de doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento/EGC da UFSC e professor-titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC no programa de pós-graduação em Ciências Ambientais. Atua na área de Economia nos seguintes temas: inovação tecnológica e sustentabilidade; desenvolvimento; economia ambiental, planejamento regional. É autor dos livros O Mito do Desenvolvimento Sustentável (1999;2004;2008) e Empresas, Desenvolvimento e Ambiente (2007) e co-autor de Empreendedorismo na Era do Conhecimento (2006) e Gestão da Sustentabilidade na Era do Conhecimento (2008)

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Montibeller Filho, G. (2002). Florianópolis, capital anti-ecológica. Revista De Ciências Da Administração, 4(7), 97–104. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos