Comprometimento organizacional: uma pesquisa documental sobre a produção científica brasileira de 1994 a 2003

Autores

  • Fabíola Meazza Meneghini de Moraes Calçados Azaléia S/A. - Florianópolis - SC.
  • Christiane Kleinubing Godoi UNIVALI - Florianópolis - SC
  • Marcos Aurélio Batista UNIVALI - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Tem-se observado, nas últimas décadas, uma preocupação crescente por parte dos estudiosos das organizações com o tema do comprometimento organizacional. O conceito de comprometimento insere-se na longa tradição dos estudos que buscam identificar e compreender fatores pessoais que determinam o comportamento humano no trabalho, integrando uma subárea denominada de atitudes ante o trabalho (BASTOS, 1994). Este artigo busca sistematizar o estado da arte do comprometimento no Brasil, analisando os 46 artigos publicados nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração – ENANPAD, nos últimos dez anos, através de uma pesquisa documental. A análise foi realizada mediante os seguintes critérios: a) tipo de pesquisa realizada nos artigos; b) estratégia de pesquisa; c) modelos de comprometimento utilizados. A pesquisa demonstrou que o tema tem crescido vertiginosamente no Brasil, onde a grande maioria dos artigos utiliza a estratégia de estudo de caso do tipo quantitativo, e que há a predominância do modelo de Meyer e Allen.

Biografia do Autor

Fabíola Meazza Meneghini de Moraes, Calçados Azaléia S/A. - Florianópolis - SC.

Possui graduação em Psicologia pela UNIVALI (2000) e mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração pela UNIVALI(2005) e pós-graduação em Administração de RH pela UFSC. Atualmente é analista de rh - Calçados Azaléia S/A. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Christiane Kleinubing Godoi, UNIVALI - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UDESC - ESAG (1991), graduação em Psicologia pela UFSC (1991), mestrado em Administração pela UFSC (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2001). Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. É professora titular da UNIVALI.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcos Aurélio Batista, UNIVALI - Florianópolis - SC

possui graduação em Administração pela Universidade do Planalto Catarinense (1994) e mestrado em Administração pela UNIVALI (2005). Atualmente é professor titular da UNIVALI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, comprometimento, marketing e pesquisa em administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

01-01-2004

Como Citar

Moraes, F. M. M. de, Godoi, C. K., & Batista, M. A. (2004). Comprometimento organizacional: uma pesquisa documental sobre a produção científica brasileira de 1994 a 2003. Revista De Ciências Da Administração, 6(12), 31–48. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos