Abordagem funcional e as lógicas de inovação em serviços: desenvolvendo uma análise não-tecnicista da evolução do serviço hospitalar

Eduardo Raupp de Vargas, Paulo Antonio Zawislak

Resumo


Os recentes trabalhos sobre a inovação no setor de serviços têm buscado a integração de duas vertentes teóricas: a economia dos serviços e a economia evolucionária. As aplicações daí decorrentes têm apontado que, ao incorporar elementos da economia dos serviços, sobretudo o enfoque de lógicas funcionais do serviço, noções como processos de criação de variedade, ambiente de seleção, trajetórias de inovação e enfoque sistêmico, por exemplo, podem ser enriquecidas a ponto de permitir uma melhor compreensão, não só das inovações em serviços, mas da dinâmica do processo de inovação em geral. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da aplicação de um esquema analítico, oriundo deste esforço de convergência teórica, a casos de inovação no serviço hospitalar. Inicialmente, apresentamos uma revisão da literatura, a qual permite introduzir os fundamentos do esquema mencionado. Em seguida, descrevemos sua aplicação ao serviço hospitalar e desenvolvemos a análise dos casos selecionados. Para tanto, foram consideradas inovações identificadas a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a diretores de oito hospitais, no ano de 2002, e refeitas, em dois deles, nos anos de 2004 e 2005. Os resultados encontrados permitem constatar que a evolução do serviço hospitalar deriva da ação simultânea de múltiplos determinantes nas inovações identificadas, decorrentes das distintas operações funcionais em curso na prestação do serviço. Esta diversidade de determinantes incidindo sobre o processo de inovação contrasta com o determinismo tecnológico que permeia os modelos evolucionários transpostos para a análise da inovação em serviços. Incorporando elementos da economia dos serviços, tais como o enfoque de lógicas funcionais, os conceitos evolucionários podem ser revigorados, ampliando seu potencial analítico para fazer face à heterogeneidade e às especificidades dos setores de serviços, o que poderá ser objeto de futuras investigações.

Palavras-chave


Inovação em Serviços; Hospitais; Abordagem Funcional; Service Innovation; Hospitals; Functional approach

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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