Nutrient variations and coastal water quality of Santa Catarina Island, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n1p211Resumo
Variação dos nutrientes e qualidade das águas costeiras da Ilha de Santa Catarina, Brasil. No presente estudo, investigou-se a variação sazonal dos nutrientes e da qualidade da água costeira da Ilha de Santa Catarina (SCI) entre Agosto/2006 e Fevereiro/2008. As amostras de água foram analisadas segundo: temperatura, salinidade, pH, oxigênio dissolvido, material particulado em suspensão, clorofila-a, nitrogênio inorgânico dissolvido (NID) (nitrito + nitrato + amônia), fosfato, silicato, nitrogênio total (NT) e fósforo total (PT). Os resultados mostraram que na Baia Norte a temperatura da água e salinidade apresentam maior variação que no Pântano do Sul. Os valores médios de temperatura e salinidade de 17,6oC e 34,8 no inverno e 18,1oC e 34,6 na primavera, bem como a maior concentração de nitrato de 4,12?M neste último período estão fortemente relacionados com as assinaturas da Água de Plataforma Subtropical (APST) e da Água Central do Atlântico Sul (ACAS), respectivamente. As razões N:P (NID:fosfato) e Si:N (silicato:NID) indicam que o nitrogênio é o nutriente limitante para a área. Ademais as concentrações de nutrientes inorgânicos dissolvidos são mais baixas que em outras áreas costeiras urbanizadas da Plataforma Sudeste Brasileira (PSB). A avaliação do estado trófico indica que as águas costeiras da SCI podem em geral ser classificadas como mesotróficas, chegando a eutróficas em alguns períodos do ano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY