Contribuição ao conhecimento da avifauna do município de Araricá, Rio Grande do Sul

Autores

  • Marcelo Fischer Barcellos dos Santos Ciências Biológicas, UNILASALLE
  • Cristina Vargas Cademartori Ciências Biológicas, UNILASALLE

Resumo

O presente trabalho lista 103 espécies de aves registradas no município de Araricá, Rio Grande do Sul, durante os meses de dezembro de 2005 e janeiro de 2006. Avaliou-se a composição da avifauna em três áreas com distintas fisionomias: chácara com mata secundária e cultivo de eucalipto com sub-bosque nativo; Morro Ferrabraz, costituído, principalmente, por mata secundária; e região periurbana do município composta por áreas úmidas,
campos antrópicos e capões isolados. Destaca-se o novo registro de Myiopagis viridicata para a região estudada, uma vez que se encontra fora da área de distribuição geográfica referida na literatura. Ações indicadas para a conservação da avifauna no município de Araricá incluem a preservação de remanescentes florestais, e a manutenção e criação de corredores florestais que liguem áreas de mata isoladas.

Biografia do Autor

Marcelo Fischer Barcellos dos Santos, Ciências Biológicas, UNILASALLE

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário La Salle. Mestre em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na área de concentração Diversidade e Manejo da Vida Silvestre.

Mais informações no Currículo Lattes.

Cristina Vargas Cademartori, Ciências Biológicas, UNILASALLE

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora assistente do Unilasalle, integrante da Comissão Científica de Pesquisa, do Comitê de Ética em Pesquisa e do Conselho Editorial.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos