Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da Estação Ecológica de Caetés – Região Metropolitana do Recife-PE

Tatiana Marcela de Oliveira Bezerra, Ana Lícia Patriota Feliciano, Ângelo Giuseppe Chaves Alves

Resumo


Estudos de percepção ambiental vêm sendo incluídos em projetos de gestão que visam à conservação da natureza. Dentro desse contexto este trabalho teve como principal objetivo avaliar a percepção que alunos e professores de duas escolas têm a respeito da Unidade de Conservação (UC) que os cercam, a fim de subsidiar um programa de educação ambiental, no sentido de assegurar a manutenção e conservação desta UC. A metodologia utilizada com os alunos foi o emprego de mapas mentais, e com os professores foi a aplicação de questionários, seguida de uma palestra-visitação à Estação Ecológica de Caetés (ESEC). Os relatos e desenhos infantis revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da UC na paisagem regional, bem como sua relação com a qualidade de vida local. Para os professores, foi possível observar um certo distanciamento da compreensão ambiental, bem como apresentaram pouca interação e conhecimento com relação à ESEC. Após a palestra-visitação houve sugestão dos docentes para que ações de Educação Ambiental relacionadas à ESEC fizessem parte do projeto político pedagógico da escola. Houve um ganho cognitivo por parte dos docentes, os quais demonstraram intenção de buscar uma interação mais intensa e freqüente com a UC em questão.


Palavras-chave


Mapas mentais; Percepção; Unidade de conservação

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p147

Direitos autorais 2008 Tatiana Marcela de Oliveira Bezerra, Ana Lícia Patriota Feliciano, Ângelo Giuseppe Chaves Alves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Biotemas. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 2175-7925

Licença Creative Commons
Este periódico está licenciado conforme Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.