Bioatividade da Cabralea canjerana (Vell.) Mart. (Meliaceae) no controle de adultos de Acanthoscelides obtectus (Coleoptera, Bruchidae) em laboratório
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p31Resumo
A bioatividade de Cabralea canjerana (Vell.) Mart., espécie arbórea, comum na região Oeste de Santa Catarina, foi testada frente ao Acanthoscelides obtectus Say (Coleptera: Bruchidae), uma importante praga que danifica o grão do feijão. No experimento foram utilizados 10 insetos adultos, colocados em placas de Petry revestidas de papel filtro, onde foram adicionadas alíquotas de extrato bruto, fração hexânica, clorofórmica, acetato de etila e óleo essencial de folhas de C. canjerana nas concentração de 10%, 5% e 1%. O resultado em laboratório demonstrou eficiência de 100% para o extrato bruto (concentração 1%), seguido da fração hexânica (concentração 1%) com eficiência de 84,2%. As frações acetato de etila, clorofórmica e óleo essencial foram as que apresentaram as menores eficiências no controle do Acanthoscelides obtectus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY